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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Teodosio
Cosulati
Pelotas
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
COSULATI
Município de Capão do Leão, RS
Linha Cacequi-Maritima - km   RS-4957
Altitude:   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: nenhum (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: -
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cosulati não tem data de inauguração conhecida. Atendia a uma cooperativa que comercializava leite e derivados. Provavelmente a parada não atendia a passageiros comuns, somente empregados da firma, daí o fato de não aparecer em listagens e guias.

Não aparecia no livro de Ariosto Borges Fortes, Viação Férrea do Rio Grande do Sul - suas estações e paradas, de 1962, nem em Guias Levi ou na obra "Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil", de 1960.

Mas a parada existiu, como pode ser visto pela foto abaixo, de 2023. Pela arquitetura da parada, ela deve ter sido construída nos anos 1950 ou 1960 sem ter durado. Na região existem vários produtores de leite - uma delas é a Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda, que ainda hoje existe, com a sigla citada. Ainda existe hoje no centro de Pelotas. Trens cargueiros da concessionária ainda passam pela parada em 2023.


ACIMA: Estação da Cosulati, abandonada, em foto de Kauã Silveira em 14/06/2022).

ACIMA: Estação da Cosulati e trem cargueiro passando, em foto Google em 11/2022)

(Fontes: Kauã Silveira, 2022-3; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação em 14/06/2022, por Kauã Silveira
     
Atualização: 20.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.