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The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (1876-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1966) |
NOVO
HAMBURGO
Município de Novo Hamburgo, RS |
Linha de Canela - km 878,254 (1960) |
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RS-1196 |
Altitude: 27 m |
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Inauguração: 01.01.1876 |
Uso atual: demolida - na cidade existe agora a estação do mesmo nome, da TRENSURB (2022). |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha de
Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo
Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento
da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até
Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em
1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região.
A demora deveu-se à dificuldade de construção
do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Novo Hamburgo foi aberta no início de 1876 no prolongamento
da ferrovia Porto Alegre-São Leopoldo. A localidade,
deserta, ficava antes do povoado de Hamburger-Berg, hoje Hamburgo
Velho, uma das vilas da região então chamada de
Mundo Novo.
O historiador Leopoldo Petry diz que "Novo
Hamburgo existe graças a uma falta de verba", ou seja,
a ferrovia acabou antes de atingir a cidade por não ter dinheiro
suficiente. Mas a verdade é que a estação terminal
da linha original da E. F. Porto Alegre-Novo Hamburgo já estava
definida como sendo antes de
Hamburger-Berg.
Esse e não
o povoado já existente (Novo Hamburgo ficava menos de
3 km antes de Hamburger-Berg) seria o "lugar ideal
para receber os gêneros e produtos coloniais, ficando mais ou
menos eqüidistante de Bom Jardim, Picada 48, Dois Irmãos,
Picada café e Mundo Novo. Era o local onde essas estradas se
encontravam (...) A estação do trem foi colocada em
campo aberto longe da parte urbanizada."
Somente em 1882
a estação foi ligada ao povoado que lhe emprestou o nome.
Em 1891 a estação e vários prédios foram totalmente destruídos por um incêndio (ver caixa abaixo de 1891).
Em 1909, a linha para Caxias seria continuada a partir da estação
de Neustadt (Rio dos Sinos), o que deixou Novo Hamburgo como um ramal, que a essa altura já se estendia até Taquara - e mais tarde seguiu para Canela (1922).
Em
1919, a estação tivera o nome alterado para Borges
de Medeiros, como reflexo do sentimento antigermânico causado pela Grande Guerra - mas a revolta da população
acabou por regenerar o nome original em 1920.
Mais tarde, a estação
foi substituída por uma nova, maior. Em 1964, o trecho Novo
Hamburgo-Taquara foi fechada, deixando a estação
como ponto final da linha. Entre 1963 e 1964 Taquara foi de
novo estação terminal, até a supressão,
em 16 de novembro deste último ano, da linha Novo Hamburgo-Taquara. O trecho foi fechado oficialmente
pela RI-343, de 29/10/1964, emitida pela RFFSA.
No final de 1966, o trecho restante, Rio
dos Sinos-Novo Hamburgo, também seria suprimido e a estação
foi desativada.
Anos depois, a estação foi demolida. Hoje (2002) a existe uma estação para o TRENSURB do mesmo nome que a antiga estação da FFRGS.
1891
AO LADO: Incendio no pátio e na estação destrói tudo (O Estado
de S. Paulo, 04/04/1891). |
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ACIMA: Mapa parcial do município de Novo
Hamburgo em 1948, mostrando a distância do núcleo de Novo Hamburgo
e de Hamburgo velho (Hamburger Berg) (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).
ACIMA: A linha cruzando a cidade
em 1948: para o sul, Porto Alegre; para leste, Hamburgo velho e Canela
(Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).
ACIMA: Estação de Novo Hamburgo, perto
de seu fim, em 1963. Ainda funcionava (Leopoldo Petry: Novo Hamburgo,
FENAC, I. G. Rotermund, 1963).
ACIMA: a estação de Novo Hamburgo da Trensurb em 2019 (Foto Vinicius do V. Silva em 21/4/2019).
(Fontes: Germano Oscar Moehlecke; Leopoldo
Petry: Novo Hamburgo, FENAC, I. G. Rotermund, 1963 IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Revista Ferroviária,
08/2000; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Novo Hamburgo, em 1927.
Foto do livro Centro de preservação da história
da ferrovia no Rio Grande do Sul,
pág. 31
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Foto sem data, citada como tendo sido tomada no dia da inauguração da nova estação de tijolinhos. Seria nos anos 1930? Muitas duvdas nesta foto. No distico teria de aparecer a palavra "Novo", de Novo Hamburgo. Autor desconhecido |
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Atualização:
31.01.2022
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