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The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (1903-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964) |
HAMBURGO
VELHO
Município de Novo Hamburgo, RS |
Linha de Canela - km 881,034 (1960) |
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RS-1197 |
Altitude: 57 m |
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Inauguração: 15.08.1903 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos)
e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento
da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até
Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em
1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região.
A demora deveu-se à dificuldade de construção
do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Hamburger Berg - ou Hamburgo Berg - foi aberta
em 1903 no prolongamento da ferrovia entre Novo Hamburgo e
Taquara.
A linha havia cruzado o rio dos Sinos já havia então 26 anos (ver caixa abaixo, de 1876) e somente agora chegava ao bairro de Hamburger Berg.
Segundo consta, Hamburger Berg era a vila, na verdade um bairro
afastado de São Leopoldo, mas, como a ferrovia chegou
em 1876 a um ponto anterior a esta vila, os ingleses batizaram essa
estação de New Hamburg (Novo Hamburgo).
Somente em 1903, com o prolongamento da ferrovia, que havia desenvolvido
a parte da vila anterior a Hamburger Berg, a estação
foi aberta com esse nome, depois alterado para Hamburgo Velha,
em contraposição a Novo Hamburgo.
No ano de 1919, por causa de ressentimentos antigermânicos devido
à guerra, o nome foi alterado para Genuíno Sampaio.
Ante os protestos da população, em 1920 a estação
passou a se denominar Hamburgo Velho.
Em algum momento, a velha estação de tijolinhos deu
lugar a uma de madeira, como se vê na foto abaixo da direita.
Em 1963, a linha Novo Hamburgo-Canela foi fechada, fechando
a estação. A estação foi demolida.
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1876
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(A Provincia de S. Paulo, 12/1/1876). |
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1924
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 5/6/1924).
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ACIMA: Mapa parcial do município de
Novo Hamburgo, mostrando a distância do núcleo de Novo
Hamburgo e de Hamburgo velho (Hamburger Berg) (Revista Brasileira
de Geografia, out-dez 1948). ABAIXO: Estação
de Hamburger Berg, provavelmente anos 1900 (Acervo Paulo Castagnet).
(Fontes: Germano Oscar Moehlecke; Paulo Castagnet;
Carlos Cornejo; Eduardo Gerodetti; O Estado de S. Paulo, 1924; IBGE:
Revista Brasileira de Geografia, 1948; Revista Ferroviária,
08/2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-1981; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Hamburgo Berg, no início
do século. Postal do acervo de Carlos Cornejo e Eduardo
Gerodetti
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Ainda a mesma estação, em foto sem data. Autor
desconhecido |
Foto de 1950 mostra uma estação já de madeira
- a primitiva era de tijolos. Deve ter sido a última.
Autor desconhecido |
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Atualização:
22.12.2020
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