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João
Correa & Irmão (1903-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964) |
TAQUARA
Município
de Taquara, RS |
Linha de
Canela - km 924,103 (1960) |
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RS-0687 |
Altitude: 28 m |
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Inauguração: 15.08.1903 |
Uso atual: posto
de gasolina (2007) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio
dos Sinos) e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época,
um prolongamento da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi
prolongada até Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto
terminal, somente em 1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante
na região. A demora deveu-se à dificuldade de construção
do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO: O decreto estadual 262 de 18/12/1899 dava a João Corrêa
& Irmão e Augusto Carlos Legendre direito "à
construção, uso e gozo de um tramway a vapor entre Novo
Hamburgo e a Villa da Taquara do Novo Mundo". A estação
de Taquara foi aberta em 1903 como ponta da linha desta ferrovia.
Dali para a frente começaria o trecho mais difícil,
a subida da serra até Canela, que seria o prolongamento
da estrada visando a madeira existente naquela região, 800
metros acima e 48 km à frente. Somente em 1922 os trens passariam
de Taquara.
"O trem entrava de ré na cidade - cerca
de 1 km - e parava paralelo à Rua Tristão Monteiro. O que hoje
é um posto de gasolina fica na parte da frente dessa rua, onde
era antigamente a entrada da estação, e a parte de trás era onde o
trem parava - ver a foto abaixo, de 2007" (Alex Juarez
Müller, 02/2007). Por que o trem entrava de ré? Provavelmente porque a linha, quando prolongada até Canela, em 1922,
não era um prolongamento da linha que chegava à estação,
mas sim de um ponto anterior a ela, por motivos logísticos.
Então, o trem tinha de manobrar para chegar à estação,
embarcar e desembarcar pessoas e mercadorias, voltar (possivelmente
não havia virador ou triângulo, por isso a entrada em
ré e quase certamente, saída de frente) e retomar o
percurso.
Em 14/7/1958, foi entregue um novo prédio para a estação,
que foi desativado cinco anos depois, com o trem e o ramal em 1964.
Incrível, construir-se um novo prédio para trabalhar
apenas por 6 anos. Jogar dinheiro fora. Este prédio ainda estava
de pé em 2007, embora em mau estado e descaracterizado, sendo ocupado
por um posto de gasolina.
Entre 1963 e 1964 Taquara foi de
novo estação terminal, até a supressão,
em 16 de novembro deste último ano, da linha Novo Hamburgo-Taquara. O trecho foi fechado oficialmente
pela RI-343, de 29/10/1964 e DD-307, de 29/7/1965, emitidas pela RFFSA.
ACIMA: A estação de Taquara, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Taquara, junto ao depósito de
máquinas. Era chamada de "estação Canelinha", porque
ficava na linha de saída para Gramado-Canela. Anos 1950 (Acervo Antonio
Carlos Teixeira de Souza Junior).
anos 1950
AO LADO: Locomotiva 392 no depósito de locomotivas
em Taquara (Acervo Antonio Carlos Teixeira de Souza
Junior). |
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1964
À ESQUERDA: A locomotiva 534 em Taquara, em abril.
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ACIMA: A amtiga estação de Taquara virou parte de um posto de gasolina (Foto Alejandro Polvoines em 26/3/2019).
(Fontes: Antonio Carlos Teixeira de Souza Junior; Germano Oscar Moehlecke; Alex Juarez Müller; Centro de
preservação da história da ferrovia no Rio Grande
do Sul; Revista Ferroviária, 08/2000; Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Relatório da VFRGS, 1958;
Guias Levi, 1940-79; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.02.2023
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