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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Gauer
Giaretta
Capo-Erê
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Mapa da linha - 1940
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V. F. Rio Grande do Sul (n/d-c.1940)
GIARETTA
Município de Erechim, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km   RS-2206
  Inauguração: n/d
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: Em 1923, durante os combates entre maragatos e chimangos, um deles se travou no desvio Giaretta, "onde a pretensão dos maragatos era dinamitar os trilhos, pois Borges de Medeiros havia determinado o deslocamento das tropas de Firmino de Paula a Erechim em duas composições ferroviárias com vagões de cargas blindadas" (Gladis H. Wolff, op. cit.). Isto inclusive mostra que em 1923 o desvio já existia, embora não se saiba a data de abertura do mesmo. Giaretta aparece como uma parada nas listas de estações do Guia Levi de 1940, mas não mais tarde, o que leva a crer que foi desativada no início dessa década. Também Ariosto Fortes e o Guia Geral não o cita em 1962 e 1960, respectivamente. Ainda segundo Gladis Wolff, o chamado Desvio Giaretta era um ramal ferroviário partindo no trecho entre Erechim e Capo-Erê. Sua desativação deve ter se dado em função da diminuição das atividades madeireiras na região. (Fontes: Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Trilhos de Ferro, Trilhas de Barro, Gladis Helena Wolff, 2005; VFRGS, suas estações e paradas, Ariosto Borges Fortes, 1962)
     
     
     
     
Atualização: 22.08.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.