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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Palma
Alegrete
Capivari
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Saída do ramal de Quaraí: Vasco Alves
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1912-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALEGRETE
Município de Alegrete, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 747,179 (1960)   RS-0673
Altitude: 92 m   Inauguração: 22.11.1907
Uso atual: abandonada (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1934
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A linha entre Uruguaiana e Alegrete estava praticamente pronta em 1897, operada pelo empreiteiro Carlos Alegre. Tendo ele morrido em 1899, a Great Southern Ry., que tinha a concessão da linha Barra do Quaraim-Uruguaiana-Itaqui, passou a operar a linha provisória. Nessa época, não existia a ligação entre Cacequi, ponto final da E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, e Alegrete. A linha ia até um ponto chamado Carvoracy, nas vizinhanças da cidade, e em 1902, na parte norte da mesma, já existiria a primitiva estação de Alegrete. A data de 1907 é considerada como a da inauguração da estação.

A ligação Cacequi-Alegrete somente foi concluída em 1912, quando mudaram a estação de local e a inauguraram no ponto atual.

No início dos anos 1930 começou a construção de um prédio novo para a estação, no mesmo local da anterior. Em 1934, ele foi entregue e é o atual.

Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. A estação chegou a ser utilizada pela ALL e, com a compra desta pela Rumo, passou a ser usada por esta em 2015 até ser fechada pouco tempo depois.


ACIMA: A estação, sem data ou autor).

ACIMA: Parte do pátio da estação de Alegrete, em 26/12/2008 (Foto Bernardo Cerentini).

ACIMA: Pátio de Alegrete em 16/10/2016 (Portal AlegreteTudo).

ACIMA: Pátio e estação de Alegrete em 2020 (Foto Vagner Feksa em 21/4/2020).

(Fontes: Bernardo Cerentini; Vitor Hugp Langaro; Alfredo Rodrigues; Vagner Feksa; Gazeta Mercantil, 1996; AlegreteTudo; Zero Hora, 09/03/1984; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de Alegrete. Provavelmente anos 1910. Autor desconhecido

A estação atual em fim de construção. Foto provavelmente de 1933. Foto de relatório da VFRGS

Pátio da estação, nos anos 1980. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Alegrete em 02/1996. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Alegrete em 02/1996. Foto Alfredo Rodrigues

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 86

Plataforma e cobertura da estação em 19/4/2009. Foto Bernardo Cerentini

A estação em 2/1/2010. Foto Bernardo Cerentini

A estação em 2016. Foto Joaquim Machado

A estação em 24/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro
   
     
Atualização: 19.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.