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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Otacílio Pereira
Amarópolis
Pagador Martel
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962)
AMARÓPOLIS
(antiga SANTO AMARO)
Município de General Câmara, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 759,169 (1960)   RS-2812
Altitude: 13 m   Inauguração: 07.03.1883
Uso atual: abandonada (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação férrea com a Capital, utilizaando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Amaro foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. "A 7 de março de 1883 era inaugurado o trecho ferroviário entre o povoado de Margem do Taquari e Cachoeira do Sul, com estação em Santo Amaro" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959, vol. XXXIII).

Na época da construção do primeiro trecho, até Cachoeira do Sul, discutia-se se a estação do Rio Pardo deveria ser o ponto inicial da ferrovia, visto que, no início, ela não partiria de Porto Alegre: a capital da Provincia era alcançada pela navegação fluvial pelo rio Jacuí.

Rio
Pardo ficava às margens desse rio, mas Santo Amaro, que em 17 de maio de 1945 teve o nome alterado para Amarópolis, também, e era mais próxima da capital: ficou sendo esta última a estação inicial. A sede do município foi transferida para General Câmara. (NOTA DO AUTOR: A LITERATURA SOBRE A ABERTURA DESTE PRIMEIRO TRECHO É CONTROVERSA QUANTO À ESTAÇÃO INICIAL: SANTO AMARO OU MARGEM DO TAQUARI (A GENERAL CÂMARA ATUAL) DEVERIA ENTÃO EXISTIR UMA LINHA DA ESTAÇÃO DE SANTO AMARO ATÉ A MARGEM DO RIO, ONDE SE TOMAVA O VAPOR PARA PORTO ALEGRE.)

A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962, eliminou a estação de Amarópolis da linha. Os trilhos foram retirados.

Permaneceu entretanto uma ligação entre a variante até General Câmara - a velha Margem do Taquari - devido ao Arsenal do Exército, que fora instalado ali no local das antigas oficinas da EFPAU).

A estação desativada serviu por algum tempo como restaurante (4 Estações) e moradia. Em 2016 estava abandonada.

(Fontes: Alejandro Tumanoff ;Câmera Viajante, 04/2006; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXXIII, 1959, ; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 238

A estação de Amaropolis em 2016. Autor desconhecido

A estação de Amaropolis em 2016. Autor desconhecido

A estação de Amaropolis em 2016. Foto Alejandro Tumanoff
   
     
Atualização: 21.03.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.