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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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General Câmara
Otacílio Pereira
Amarópolis
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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V. F. Rio Grande do Sul (1939-1962)
OTACÍLIO PEREIRA (antiga SILO)
Município de General Câmara, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 768,832 (1960)   RS-2813
    Inauguração: 15.10.1939
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Silo foi inaugurada em 1939. Nessa estação chegava o cabo aéreo que transportava o carvão procedente das minas do município de São Jerônimo, na outra margem do rio Taquari, procedente da E. F. Jacuí. Seu nome foi alterado para Otacílio Pereira em 31/05/1954, nome este que

ACIMA: "A estação Silo, onde é feita a descarga mecânica de carvão nacional das Minas de São Jerônimo", de acordo como descrito na leganda da foto original (Guia Turístico 1944, gentileza Alfredo Rodrigues). ABAIXO: O mesmo prédio no abandono em março de 2010. Parece ser o outro lado em relação à foto de 1944, por causa da escada (Foto Wolney Vicoretti, cortesia Bernardo Cerentini).

homenageava um engenheiro que foi por duas vezes diretor da VFRGS (1876-1950), além de ter incentivado o uso de carvão nacional. A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962, eliminou esta estação da linha principal, desativando-a. Os trilhos foram retirados. Não sei qual é a sua situação atual. "Entre 2002 e 2003, passei por esta estação, e a mesma estava abandonada em meio a uma mata de eucaliptos. O local onde passavam os trilhos virou estradas de acesso para as propriedades rurais que estão próximas ao rio Jacuí. Quanto aos cabos aéreos que levavam o carvão das minas até a estação, ficaram somente as bases de concreto dos pilares que sustentavam os cabos, saindo da estação em direção ao outro lado do Jacuí" (Wagner Ulbrich Mayer, 29/6/2009).
(Fontes: Wolney Vicoretti; Bernardo Cerentini; Wagner Ulbrich Mayer, 2009; Alfredo Rodrigues; Guia Turistico, 1944; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

   
     
     
Atualização: 13.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.