A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Leocádio Lopes
Boca do Monte
Canabarro
...

Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
 
E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOCA DO MONTE
Município de Santa Maria, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 528,644 (1960)   RS-3249
Altitude: 124 m   Inauguração: 23.12.1890
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídasalgumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Boca do Monte foi inauguradaem 1890. Atualmente é um distrito de Santa Maria e a estação já foi demolida. Os trens de passageiros deixaram de passar ali em 02/02/1996. "Boca do Monte é um distrito retirado da zona urbana. Lá restam apenas os vestígios de que havia mais linhas e desvios para manobras na estação, mas só ficaram mesmo as pedras remexidas" (Daniel Taschetto, 09/2005).

ACIMA: Pátio da estação de Boca do Monte, 1987. Passageiros olham pelo fundo de um carro da RFFSA parado no pátio da estação de Boca do Monte, no trem de passageiros Santa Maria-Uruguaiana, que ficou parado na estação por cerca de 30 minutos. Motivo: trem cargueiro que estava parado nesta estação havia quebrado um engate ABAIXO: Cruzamento de trens no ´pátio da estação de Boca do Monte (Fotos Alfredo Rodrigues).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Daniel Taschetto; Gazeta Mercantil, 1996; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81)
     
   
     
Atualização: 04.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.