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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Floriano Maidano
Cacequi
Entroncamento
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Saída para a linha de Livramento: Entroncamento
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Saída para a linha Cacequi-Bagé-Marítima:
Guilherme Resin
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
CACEQUI
Município de Cacequi, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 628,273 (1960)   RS-0694
Altitude: 89 m   Inauguração: 23.12.1890
Uso atual: museu e outros (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1890
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cacequi foi inaugurada em 22 (ou 23) de dezembro de 1890 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. O nome derivou do rio Cacequi, que passa por ali.

Por vários anos, até 1907, a estação foi ponta de linha da ferrovia, devido a uma série de empecilhos para a construção do trecho entre ela e Alegrete. Mesmo antes da continuação da linha até Uruguaiana, partia de Cacequi um vapor que seguia pelo rio Ibicuí até Uruguaiana.

Dessa estação saíam também trens para Bagé e Marítima (Rio Grande) e para Livramento.

Era um importantíssimo entroncamento. Em 1913, o núcleo de Cacequi, junto à estação ferroviária, tinha 50 casas e 200 habitantes e iluminação a querosene. Mais tarde, a estação ferroviária serviu como ponto de almoço, tendo o restaurante mais movimentado do Estado, de propriedade de Antônio Fonseca, por ser um entroncamento ferroviário movimentadíssimo (www.cacequi.famurs.com.br).

Segundo se conta, a baldeação em Cacequi - quando o trem vinha de Santana do Livramento ou de Bagé - era feita com todos os passageiros saindo de um trem que rumava para Santa Maria e entrando no outro com as respectivas bagagens. Em 2010, o prédio da estação servia como museu e outros fins; os trens de passageiros pararam em 02/02/1996.

1891
AO LADO:
A inauguração da estação em 22/12/1890 (O Estado de S. Paulo, 6/1/1891).

ACIMA:
Pátio ferroviário de Cacequi em 1980 (Acervo Alfredo Rodrigues).
ACIMA:
Na plataforma de Cacequi em 1998 (Foto Flavio Moreira dos Santos).

ACIMA:
Cruzamento de linhas no pátio ferroviário de Cacequi, em 12/2/2010 (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Ponte sobre o rio Santa Cruz em Cacequi, em 2021 e, sob ela, um desvio de um antigo pátio de carregamento de areia que fica embaixo da ponte, que está abandonado desde meados de dos anos 2010, embaixo da areia e do mato. Ainda pode se ver tanto os desvios quanto as alavancas dos AMV's. A ponte tem mais de 1 km de comprimento. Este trecho da ferrovia encontra-se com baixíssimo movimento de cargas, desde 2016 com a desativação da linha ate Uruguaiana, e o fechamento do porto seco alfandegário em Santana do Livramento (já no ramal que liga até os desvios até o mesmo) essa ponte só e utilizada na safra para trazer soja e/ou trigo da estação tigre, que fica adiante na linha (Foto Augusto Taschetto em 8/5/2021).

(Fontes: Marília, Rio Grande; Alcindo Costa; Alfredo Rodrigues; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; www.cacequi.famurs. com.br; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma de embarque em Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

Plataforma de embarque em Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

Uma das antigas plataformas da estação, em 2004. Foto Alcindo Costa

A plataforma principal da estação, hoje estacionamento, em 2004. Foto Alcindo Costa

A estação, em 2004. Foto Alcindo Costa

A estação em 12/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues
   
     
Atualização: 20.03.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.