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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cacequi
Entroncamento
Saican
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Saída para o ramal de Santana de Livramento: São Simão
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENTRONCAMENTO
Município de Cacequi, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 638,762 (1960)   RS-0672
Altitude: 86 m   Inauguração: 15.11.1907
Uso atual: em ruínas (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Entroncamento foi inaugurada provavelmente em 1907 pela Cie. Auxiliaire.

Os trens saíam de Cacequi, mas a bifurcação das linhas dava-se nesta estação, com um nome apropriado para isso.

Em 21/11/1942, de forma provisória, foi entregue um novo prédio pela Construtora Sul Brasil S. A., para a estação. No ano seguinte o uso do prédio passou a ser definitivo.

Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. Os da linha de Livramento, pelo menos até 1984, ainda existiam.

Em 1990, a estação ainda estava de pé - veja fotos abaixo. Em 2017, a estação de Entroncamento já estava praticamente toda ela demolida, com exceção de uma parede que ainda teimava em ficar de pé e também de um suporte metálico da cobertura da plataforma, enferrujado. Ainda existiam as três linhas do pátio: a linha para quem chegava do ramal de Livramento, a linha da estação e a linha que seguia para Alegrete, esta mais afastada da estação.


ACIMA: Placa da estação, em meio ao mato. ABAIXO: Os três desvios: à esquerda para quem chegava de Livramento; ao dentro, desvio para a estação e à direita, para quem ia para Alegrete (Fotos Vitor Hugo Langaro, em 15/4/2017).



ACIMA:
O armazém da estação, hoje já demolido (Sem data e autor).

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Coaraci Camargo; Adalberto Antiquera; Gazeta Mercantil, 1996; Zero Hora, 09/03/1984; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81)

     

Ao fundo, ao longe, após a curva, a estação de Entroncamento, com telhado avermelhado. Foto Coaraci Camargo, em 1990.

A estação de Entroncamento. Nota-se à esquerda o quilômetro zero do ramal de Livramento. Foto Coaraci Camargo, em 1990

A estação de Entroncamento, nos anos 1990. Foto Adalberto Antiqueira

A estação, sem data e autor.

Ruinas da estação. Sem data e autor
 
     
Atualização: 03.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.