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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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César Pina
Dilermando de Aguiar
Chagas
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Saída do ramal de São Borja: São Pedro do Sul
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Mapa da linha - 1940
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
DILERMANDO DE AGUIAR
(antiga SÃO PEDRO)
Município de Dilermando de Aguiar, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 559,641 (1960)   RS-0069
Altitude: 107 m   Inauguração: 23.12.1890
Uso atual: em pé e em bom estado (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1890
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídasalgumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Pedro foi inaugurada em 1890 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.

O nome foi alterado em 1919 para o de um antigo diretor da ferrovia, Dilermando de Aguiar, aposentado em 1897.

A partir de 1919 dessa estação passou a sair o ramal para Jaguari, que, no final dos anos 1930, atingiria São Borja.

A estação fotografada em 1934 (ver abaixo), é diferente da atual (ver 2000 e 2011). A impressão é que o anexo em primeiro plano foi derrubado, sobrando somente o corpo principal da estação.

Os trens de passageiros deixaram de passar ali em 02/02/1996.

1923
AO LADO:
Forças revolucionárias do RS tomam a estação (O Estado de S. Paulo, 24/10/1923).

ACIMA: Vagões próximos à estação de Dilermando de Aguiar em 2019. Parados num desvio ou em movimento na linha? (foto Augusto Taschetto em 10/8/2019).

ACIMA: Estação de de Dilermando de Aguiar em 2019.no ramal de são Borja, pois em Dilermando, a alguns metros da estação existe o triangulo onde parte o ramal, e desde o km 0+360 ate o km 7 do ramal de São Borja, os vagões são ou acidentados ou para transporte de produtos nos quais não são mais transportados na malha (Foto Augusto Taschetto em 10/8/2019).

(Fontes: Maria Apparecida Miranda; ITSEMAP; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Dilermando de Aguiar em 1934. Acervo de Maria Apparecida Miranda, Santana de Parnaíba, SP

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 132

A estação em 2011. Foto ITSEMAP

A estação em 25/3/2019. Foto Alejandro Polvorines
   
     
Atualização: 19.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.