A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Fortaleza
Gil
Barreto
...
Mapa da linha - 1940
...
 
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-c. 1963)
GIL
Município de Triunfo, RS
Linha Barreto-Montenegro (1938-1950)
Linha PA-Uruguaiana (1910-1938)
  RS-2803
  Inauguração: 10.05.1910
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Barreto-Montenegro foi aberta como parte da linha Porto Alegre-Uruguaiana, em 1910 e 1911, ligando essas duas estações e a de Barreto a Ligação (General Câmara) e Santo Amaro (Amarópolis), de forma a que a ferrovia finalmente pudesse lgiar por via férrea Porto Alegre a Uruguaiana, como seu nome dizia já havia mais de trinta anos. Com as mudanças na linha férrea em 1938, o trecho Barreto-Montenegro acabou ficando fora dessa ligação (embora o trecho Barreto-Santo Amaro tenha sido incorporado) sobrevivendo ainda pelo menos até 1962 com trens de passageiros, que em 1965 já não existiam mais. Mais tarde, os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Gil foi inaugurada em 1910, no dia em que se completou a ligação entre Barreto e Montenegro, esta na antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. No ano seguinte, a linha Barreto-Ligação (General Câmara) seria aberta e a linha Porto Alegre-Uruguaiana finalmente chegaria a Porto Alegre. Acabariam então em 1911 as viagens por via fluvial no rio Jacuí. Em 1938, uma nova variante saindo de Barreto diminuiria o percurso dali para Porto Alegre em 50 km. O trecho Barreto-Montenegro ainda teria trens de passageiros e ficaria aberto até pelo menos 1962. Em 1965, já não estava mais ativo. Não sei a situação atual da estação de Gil, nem se o prédio ainda existe. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002)
     

   
     
     
Atualização: 21.02.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.