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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pagador Martel
Monte Alegre
Porto dos Dourados
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962)
MONTE ALEGRE
Município de General Câmara, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 739,956 (1960)   RS-2814
Altitude: 16 m   Inauguração: 07.03.1883
Uso atual: abandonada (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Alegre foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.

Segundo Ariosto Borges, a estação estava próxima ao arroio Monte Alegre e servia "a uma região orizícula do Estado, seu nome está ligado a um dos cerros que lhe está próximo e do qual se descortina um vasto e alegre panorama".

A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962, eliminou esta estação da linha. Os trilhos foram retirados.

Em 2005 a estação era propriedade particular e estava sendo reformada, depois de anos de abandono. "Hoje estamos cuidando, estudando sua história e procurando recuperar o ambiente e sua arquitetura. O investimento é alto mas a beleza e a história são ímpares. Desenvolvemos um projeto piloto com objetivo sócio-educacional e que utiliza a arte fotográfica como recurso. Esse trabalho é direcionado aos adolescentes da pequena e simples vila Monte Alegre" (Karla, proprietária da estação, 11/2005).

Infelizmente, em 2016 a ex-estação estava abandonada.



1923
AO LADO:
Trem ficou retido na estação durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 29/8/1923).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Karla; Guias Levi, 1940-181; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação,
c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 136

A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante

A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante

A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante

A estação em março de 2016. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em março de 2016. Foto Vitor Hugo Langaro
     
Atualização: 18.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.