A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Monte Alegre
P. dos Dourados
João Rodrigues
...
Mapa da linha - 1940
...
 
 
E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962)
PORTO DOS DOURADOS
Município de Rio Pardo, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 730,494 (1960)   RS-3742
  Inauguração: 07.03.1883
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada com o nome de Ildefonso Pinto em data não identificada. Em 1935, com a encampação da Estrada de Ferro do Riacho, em Porto Alegre (em 1933), e que já tinha uma estação com o mesmo nome, o nome desta foi alterado para Porto dos Dourados, denominação do local em que se situava a estação. "Porto dos Dourados. Quando criança costumava passar alguns dias com meu tio que era chefe da estação. Adorava ir para lá. Não tinha luz elétrica e a casa mais perto ficava a 3 km. Com meus primos, andávamos pelas coxilhas de pés descalços. Andei pelo mundo afora mas nunca voltei neste local que não fica muito longe de Porto Alegre" (Valéria Dallegrave, 10/2006). A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962, eliminou esta estação da linha. Os trilhos foram retirados. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Valeria Dallegrave, 2006))
     

   
     
     
Atualização: 30.10.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.