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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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João Marcelino
Quaraí
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Mapa da linha - 1940
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V. F. Rio Grande do Sul (1939-1975)
RFFSA (1975-1994)
QUARAÍ
Município de Quaraí, RS
Ramal de Quaraí - km 862,797 (1960)   RS-3175
Altitude: -   Inauguração: 25.11.1939
Uso atual: CRAS - Prefeitura (2011)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1944
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Quaraí, partindo de Alegrete, teve o seu primeiro trecho entregue ao tráfego em 1924, atingindo a estação de Severino Ribeiro. As obras somente foram retomadas em 1933, agora pelo Exército, e chegaram a João Marcelino em 1937. Em 1939 atingiram a sede do município de Quaraí, onde se fixou a estação terminal. Por volta de 1980 os trens de passageiros deixaram de circular no ramal, que somente foi oficialmente erradicado em 1994.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quaraí foi inaugurada em 1939. A cidade fica na divisa com o Uruguai, separada deste pelo rio Quaraí. A estação teria sido aberta com um prédio provisório; o projeto da atual estação data de 1941.

De acordo com Gunnar Gil em 2020, a parte acima do mapa é a cidade de Quaraí com trilhos na estação, triángulo e desvío para o antigo Saladeiro Novo Quaraí (hoje só sobram restos dele). Embaixo é a cidade uruguaia de Artigas (antiga San Eugenio). Os trilhos em azul eram um desvío (atualmente desmantelado) da Uruguay Northern Railway (que chegou ali em 1891, bem antes da linha do ramal brasileiro para Quaraí), desde a estação de Artigas, para levar produtos para o saladeiro no Brasil, e voltar com o charque ou tasajo para exportação pelo porto do Montevideo. A ligação foi feita por cabos que atravessavan o rio Quaraí com um bondinho de carga.
É estranho o desvío ao saladeiro, pois tanto o Novo Quaraí como o São Carlos acabaram sua atividade em 1928 (o São Carlos, o  Novo Quaraí anteriormente) quando ainda os trilhos não chegavam até Quaraí. Talvez estivesse no contrato de construção e tenha sido feito muito depois. O desvío uruguaio era chamado Los Cables (os cabos) e data dos primeiros anos do século XX, tendo finalizada sua atividade com o fechamento dos saladeiros. O último saladeiro, o São Carlos, acabou fechando pela Lei de desnacionalização do charque. (Veja mais detalhes nas fotos mais abaixo, de 1904 e de 1966).

O curioso é que os saladeros fecharam antes da inauguração do ramal de Quaraí.

Os guias Levi ainda acusam a passagem de trens de passageiros pelo ramal em 1979. Já os guias de horário da RFFSA não acusam mais esses trens em 1982.

Em 2002 a estação estava parcialmente descaracterizada e ocupada por uma fábrica de artefatos de couro. Em 2011, atendia à Prefeitura (CRAS - Centro de Referência da Assistência Social).


ACIMA: Los Cables em 1904 (veja texto mais acima sobre o sistema. Nesta época não existia ainda o ramal brasileiro de Quaraí, embora o lado uruguaio já teria sua lin ha e estação na cidade de Artigas, do lado sul do rio Quaraí, o rio que aparece na foto - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Autor desconhecido - cessão Gunnar Gil).

ACIMA: O rio Quaraí separa a cidade de Quaraí (ao norte) e de Artigas (ao sul) em 1966 - Veja mais detalhes no texto mais acima sobre as cidades - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (Servicio Geográfico Militar do Uruguai, 1966).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1939 a 1979. Ao lado, um destes trens está parado na estação de Quaraí, nos anos 1940, provavelmente. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre o ramal. Veja aqui horários em dezembro de 1957 (Guias Levi).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Gunnar Gil; Romulo Guerrini; Archivo del Transporte Uruguayo; Revista Ferroviária, 08/2000; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, , 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Quarai em seus primordios. Um deserto. Archivo del Transporte Uruguayo. Foto Romulo Guerrini

A estação, c. 2002. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 188

A estação em julho de 2008. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 09/2011. Foto Gunnar Gil
   
     
Atualização: 30.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.