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Salto Grande
Saguaragi
Ibirarema
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1925-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SAGUARAGI
Município de Salto Grande, SP |
Linha-tronco - km 542,678 (1925); km 529,951
(1934); km 482,018 (1960) (*) |
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SP-2825 |
Altitude: 445 m |
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Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Saguaragi foi aberta em 1924 como "km 543" (km 542+678),
com 680 m de desvios, teve seu nome definitivo dado um ano depois.
O motivo da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa
de remodelação para o aumento visado de capacidade do
tráfego da estrada. Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze
novos postos telegráficos nas diversas linhas da Sorocabana.
O prédio de Saguaragi foi aberto em 2/10/1926. No mesmo dia foram abertas as linhas de desvio (ver casixa abaixo).
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
B (*).
Demolida antes de 1986, nesse ano sobrava apenas a plataforma.
Em 2003, não sobrava mais nada, a não ser alguns cacos de telha e
tijolos à beira da linha, servindo de base para uma moita de pés de
mamona. Notava-se o espaço outrora ocupado pela estação apenas por
estes restos e os contornos do poço dágua, ao pé da moita. Um outro
sinal é a faixa de domínio da ferrovia neste local, bem mais largo
do que nos trechos imediatamente à frente e atrás. (Informações
de Douglas Razzaboni, 06/2003).
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1926
AO LADO: Abertura da nova estação (O
Estado de S. Paulo, 2/10/1926). |
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1934
AO LADO: A cidade de Campos Novos queria uma linha para ela que, na época, era um distrito do município de Paraguassu. Nesta notícia, a linha estava prevista para sair do posto de Saguaragy. Já alguns meses mais tarde, a lin ha estava prevista para sair de Pau D'Alho - hoje Ibirarema (O
Estado de S. Paulo, 12/4/1934). |
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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ACIMA: A Sorocabana em 1956, passando por Saguaragi (IGG, 1956).
(Fontes: Douglas Razzaboni; E. F. Sorocabana: Nossa Estrada, 1953;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1956; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Por aqui estava a estação. Foto de 21/06/2003,
por Douglas Razzaboni |
Por aqui estava a estação. Foto de 21/06/2003,
por Douglas Razzaboni |
Por aqui estava a estação. Foto de 21/06/2003,
por Douglas Razzaboni |
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Atualização:
10.04.2021
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