|
|
...
Ribeirão Bonito
Sampaio Vidal
Trabiju
...
Ramal de Rib. Bonito-1950
IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1911-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
SAMPAIO
VIDAL
Município de Ribeirão Bonito,
SP |
Tronco da E. F. Dourado - km 12,890
|
|
SP-2818 |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 52,961 |
|
Inauguração: 01.11.1911 |
Uso atual: restaurada (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sampaio Vidal foi inaugurada em 1911, com "um vasto
armazém, desvio e casa para portador". Era uma nova
estação a meio caminho na também nova linha de
bitola métrica entre Ribeirão Bonito e Trabiju,
inaugurada poucos meses antes.
Uma das fazendas de café a que ela atendia na época
de sua abertura era a Serra Alta, além da de Guarapiranga,
ambas de propriedade de Oscar de Souza Pinto.
A estação foi comprada pela Paulista em 1949, com a
linha, e desativada definitivamente em 3 de janeiro de 1969, com a
retirada posterior dos trilhos do então ramal de Ribeirão
Bonito.
Esteve abandonada por muitos anos. Em
2015, foi finalmente restaurada. Para qual uso, não se soube.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
|
1921
À ESQUERDA: Parte de reportagem sobre viagem de trem onde mostra que o Ministro Sampaio Vidal tinha propriedades ali nessa época (O Estado de S. Paulo, 22/4/1921). |
|
1922
À ESQUERDA:
O Ministro da Fazenda da República Sampaio Vidal, em
fotografia de 1922 (Revista da Semana).
|
ACIMA: Desastre ferroviário próximo
à estação de Sampaio Vidal em 1927 (O Estado
de S. Paulo, 29/1/1927).
ACIMA: O fechamento da estação
em 15 de agosto de 1968 (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
(gentileza Antonio Carlos Mussio).
ACIMA: Viaduto da CD construido em 1910, entre as estações de Ribeirão Bonito e de Sapoaio Vidal Foto Afonso Busembai em 18/12/2020).
(Fontes: Celso Poli; Antonio Carlos Cardoso; Alberto del Bianco; O
Estado de S. Paulo, 1927; Cia. Dourado, Relatórios oficiais,
1915-1940; IHGESP, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, sem data. Foto de Alberto del Bianco
|
A estação em 2005. Foto Antonio Carlos Cardoso |
A estação em 2005. Foto Antonio Carlos Cardoso
|
A estação em 2005. Foto Antonio Carlos Cardoso
|
Dístico da estação em 2005. Foto Antonio
Carlos Cardoso |
A estação já restaurada. Foto de julho
de 2015 por Celso Poli |
|
|
|
|
Atualização:
23.12.2020
|
|