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E. F. Araraquara
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
FÉ DO SUL
Município de Santa Fé do Sul,
SP |
Linha-tronco - km 421,409 (1960) |
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SP-2212 |
Altitude: 357 m |
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Inauguração: 18.10.1952 |
Uso atual: Utilizada pela Rumo (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1954 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Fé do Sul foi aberta em 1952 no atual bairro
de São Francisco; não era então o final da linha,
pois a estação de Presidente Vargas,
em Rubinéia, foi aberta no mesmo dia e era ela o fim
da linha. A vila já existia desde alguns anos antes.
Na época, a ferrovia chegou com a bitola métrica, que
no início dos anos 1960 foi alargada para 1m60.
Em 1986, a estação de Santa Fé do Sul ainda estava
aberta e em bom estado; desde 1969, ela era
o fim da linha, pois a represa inundou a parte final dos trilhos e
a velha cidade de Rubinéia (que foi reconstruída em local mais alto).
No entanto, em 1997, o trem de passageiros passou a somente ir até
São José do Rio Preto e a estação
foi definitivamente fechada. O prédio ficou semi-destruído,
pichado e teve até as janelas arrancadas.
"Hoje a estação está sendo aparentemente
reformada e ocupada pela prefeitura. Fica na ponta
de uma grande avenida que é utilizada pelos moradores para
a prática de caminhadas. Ela era o ponto final das cerca de
15 horas de viagem de quem se dispunha a pegar o trem das 10:05 que
partia da estação da Luz. No pátio, ainda é
possível ver o local onde ficavam estacionados os carros
de passageiros e onde eram lavados. Lembro-me do trem parado às
5 da manhã na plataforma de Santa Fé, solitário,
com poucas pessoas a bordo, nos idos de 1993. Logo ele partia, levando
os passageiros para uma viagem que poderia durar até as 23
horas daquele dia. A Fepasa tinha uma promoção, a cada
200 km de viagem o passageiro ganhava um "vale-lanchito"
que não passava de um misto-frio bem dos miseráveis.
Os trilhos eram de barras curtas e o trem fazia aquele barulho: tek,
terek tek, terek tek constante em todo o trecho até Araraquara
(...)" (Rodrigo Cabredo, 09/2001).
Em 12/2001, a estação foi entregue à Prefeitura para abrigar a Secretaria de Turismo.
Em 2011, nessa estação havia troca de maquinistas, e
a movimentação de trens cargueiros da Ferronorte indo e voltando
para Mato Grosso era intensa, com passando por ali diariamente,
às vezes até oito vezes ao dia.
O prédio da estação, em 2016, abrigava um museu, mas em julho de 2023 o prédio estava ocupado parcialmente pela Rumo.
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"Muitas cidades foram construídas ao longo da picada
feita para demarcar o traçado da Estrada de Ferro Araraquara
(EFA) que se estendeu pela região. Assim aconteceu com Jales,
Urânia e Santa Fé do Sul. Esta última foi fundada pela CAIC,
pois esta empresa era subsidiária da EFA, que atuava simultaneamente
com interesses na fundação das cidades, na construção da ferrovia
e nos negócios imobiliários. O traçado urbano era reproduzido
de cidade para cidade, com características muito comuns, como
duas avenidas largas, quarteirões com planos ortogonais e
ruas traçadas de forma paralela às avenidas. Implantou-se,
dessa forma, uma "fábrica de cidades" no extremo Noroeste
Paulista, a partir da década de 1940, com o objetivo de promover
a venda de terras" (Sederval Nardoque: Apropriação
capitalista da terra e a formação da pequena
propriedade em Jales,SP, UNESP,
2002).
1952
À ESQUERDA:
notícia do jornal Folha
da Manhã (atual Folha de S. Paulo) publicada em 17/10/1952
anunciando a abertura das cinco estações entre
Jales e a terminal, Presidente Vargas, pela E. F. Araraquara.
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ACIMA:
A estação original de Santa Fé do Sul em 1952 (Autor desconhecido).
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1959
AO LADO: Ampliação do pátio em Santa Fé do Sul e em outras estações da EFA (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959) |
ACIMA: A cidade de Santa Fé do
Sul lembrava um pouco o faroeste americano no ano de 1969. Não
fossem os automóveis... (VEJA, 10/12/1969).
ACIMA: O cargueiro espera na plataforma vazia
da antiga estação de Santa Fé do Sul, em julho de 2008 (Fotos Eli Silva)..
ACIMA: À esquerda e à direita, em julho de 2008, a ponte sobre o rio Paraná, bem próxima à esstação
e muito mais nova do que ela: ficou pronta em 1998. Notar que os trilhos
parecem sair de baixo da ponte - e saem mesmo, pois correm em um nível
abaixo do leito rodoviário (Fotos Eli Silva).
ACIMA: A locomotiva da ALL deixa a ponte
sobre o rio Paraná e se aproxima da estação de
Santa Fé do Sul, em julho de 2008 (Foto Eli Silva).
ACIMA: Armazém da estação de
Santa Fé do Sul, hoje desativado para funções
ferroviárias (Foto Rafael Correa, março de 2009).
ACIMA: Movimentação no pátio da estação
em 15/12/2010 (Foto Luiz Antonio Nery).
ACIMA: A estação de Santa Fé do Sul fica em São Paulo: depois dela, atravessa-se a ponte rodoviária, onde os trens seguem a linha para o Mato Grosso do Sul, saindo da parte de baixo da ponte, e a rodovia segue o seu caminho dentro do mesmo estado. A placa de sinalização estranha mostra o nome na placa azul: "Aparecida do Tabuado" (Foto Gilson Marques. Na foto de 24 de julho de 2023, o autor deste site).
(Fontes: Eli Silva; Silvio Rizzo; Luiz Antonio Nery;
Rodrigo Cabredo; Rafael Correa; Paulo Cury; Hermes Y. Hinuy; EFA:
Relatórios anuais, 1940-69; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de madeira no dia da inauguração
da linha em 1952 (Autor desconhecido) |
A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação, em 1990. Foto Paulo Cury |
Plataforma da estação em 09/2001. Foto Rodrigo
Cabredo |
Fachada da estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
Plataforma da estação em 20/11/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
Fachada da estação em 20/11/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação em 03/2009. Foto Rafael Correa |
A estação em 03/2009. Foto Rafael Correa |
A estação em 2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
29.07.2023
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