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Cerqueira César
São Bartolomeu-nova
Manduri
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Estrada de Ferro
Sorocabana (1953-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
BARTOLOMEU-NOVA
Município de Manduri, SP |
Linha-tronco - km 377,765 (1960) |
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SP-2830 |
Altitude: 705 m |
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Inauguração: 30.08.1953 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1955 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante Botucatu-Bernardino de Campos foi entregue em 30 de agosto
de 1953 e ligava a estação de Rubião Júnior
à estação de Juca Novais inicialmente, com a
estação nova de Avaré sendo entregue alguns anos
depois. Várias estações foram construídas
no trecho, todas de madeira. O trecho do tronco original entre essas
estações foi suprimido ao mesmo tempo que o novo, bem
mais curto, foi entregue. Ele hoje é parte do tronco da antiga
Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros a partir de 16
janeiro de 1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Bartolomeu-nova foi inaugurada em 1953, quando
da retificação do trecho. Ela substituiu a estação
antiga de São Bartolomeu, colocada fora da linha e existente
desde 1906.
São Bartolomeu, a versão nova, foi demolida antes
de 1986. Dela sobraram somente a plataforma e a placa, já apagada,
como se pode ver pelas fotografias.
A estação fica ao lado da rodovia que liga Manduri
a Cerqueira César. Também resta ali próxima
a casa de chave seccionadora da rede aérea.
As duas estações, velha e nova, ficavam afastadas do bairro.
(Veja também SÃO BARTOLOMEU-VELHA)
ACIMA: Casinha típica da velha Sorocabana,
que mostra que a estação velha de São Bartolomeu
ficava muito próxima à nova. Notar a linha dupla, que
indica estar já no pátio de cruzamento da estação
nova (cuja plataforma, que foi o que sobrou, está para a esquerda)
(Foto Douglas Nascimento em 14/8/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adriano Martins; Douglas Nascimento; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Restos das fundações do prédio da estação
(22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma da estação, com a placa. Vêem-se
também restos da eletrificação, retirada
entre 1999 e 2000 (22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A casa da sub-estação, em 12/2006. Foto Adriano
Martins |
Entrada do pátio da estação, em 12/2006.
Foto Adriano Martins |
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Atualização:
23.03.2020
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