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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Utinga
São Caetano
Tamanduateí
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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São Paulo Railway (1883-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1994)
CPTM (1994-)
SÃO CAETANO (DO SUL)
Município de São Caetano do Sul, SP
Linha-tronco - km 67,440 (1935)   SP-2083
Altitude: 737 m   Inauguração: 01.05.1883
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 20/12/1973
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Caetano foi aberta em 1883: Como em vários casos, as datas de inauguração são diferentes dependendo da fonte. A SPR anunciou nos jornais a data de 12 de maio (ver as caixas publicadas a 12 de maio de 1983, mais abaixo), mas há outra data, dada pelo Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, que é a de 1º de maio do mesmo ano, portanto 12 dias antes da que apareceu nos jornais. Era muito comum haver também uma data onde se inaugurava somente o trem de passageiros ou somente os cargueiros. Talvez seja este o motivo da data informada pelo Guia citado.

"A estação foi construída no Núcleo Colonial de São Caetano, que é de 1877, no lote do colono Luigi Baraldi, no ponto de cruzamento de um antiqüíssimo caminho do mar. Não existia vila no local no século XVIII. O Núcleo Colonial foi estabelecido pelo Império, para acolher imigrantes italianos, pequenos proprietários, que inicialmente se dedicaram à produção de uva e batatas e à produção do vinho da marca "São Caetano". O Núcleo Colonial foi criado em terras da antiga Fazenda de São Caetano do Tijucuçu, dos monges de São Bento, fundada no século XVII e ativa até a desapropriação, em 1877. Com a criação do Núcleo, foi criado, também, seu centro urbano, ao redor da antiga Capela de São Caetano (uma capela do século XVIII). O centro urbano ficava a algumas quadras da Capela. Há uma fotografia da passagem de nível, da cabina e da porteira de São Caetano, em 1911, que foi capa de um dos meus livros. Por ela se vê que a estação estava no meio de uma localidade rural. Há duas referências literárias à ferrovia e a essa localidade: de Júlio Ribeiro, no romance "A Carne", de 1888; de Zélia Gattai (que tinha família em São Caetano), em "Anarquistas Graças a Deus". A estação de São Caetano foi tomada pelo Exército na Revolução de 1924 e numa casa em frente foi estabelecido o estado-maior das tropas legalistas. A estação do Ipiranga estava no território rebelde e foi nas suas proximidades que se travou o primeiro combate" (Prof. José de Souza Martins, 09/2005).

Em novembro de 1958, a ferrovia já considerava a construção de um novo prédio para a estação: "A maior parte (da população) se serve dos comboios da EFSJ. A estação local, no entanto, não apresenta o conforto exigido pelos usuários da ferrovia. Adireção da estrada cogita de reformar o prédio ou construir nova estação de embarque e desembarque, cujas instalações são por demais acanhadas" (O Estado de S. Paulo, 23/11/1958).

Não muito longe da estação, antes de Utinga, existia o desvio da fábrica da General Motors.

E
m 20 de dezembro de 1973, foi inaugurado o prédio novo da estação. O antigo prédio da estação, com arquitetura tipicamente inglesa e estilo vitoriano, foi demolido. Desde 1992, atende aos trens metropolitanos da CPTM.

1883
AO LADO:
A inauguração da estação de São Caetano em 12 de maio (A Provincia de S. Paulo, 13/05/1883).

1883
AO LADO:
Outra nota sobre a inauguração da estação de São Caetano em 12 de maio (A Provincia de S. Paulo, , 13/05/1883).
ACIMA: Anúncio de 1885 para uma festa na cidade (A Provincia de S. Paulo, 14/8/1885).

1891
AO LADO:
Descarrilamento na estação destrói vagão (O Estado de S. Paulo, 15/11/1891).

ACIMA: Anúncio de 1893 para uma festa na cidade (O Estado de S. Paulo, 8/3/1893).

1920
AO LADO:
Problemas nos despachos na estação (O Estado de S. Paulo, 17/6/1920).


ACIMA: Na estação de São Caetano, em 1930 (Relato e foto publicados por Ademir Medici, Jornal do Grande ABC em 6/9/1987)

1935
AO LADO:
Reportagem de A Gazeta de 3/8/1935 mostra o movimento da estação de São Caetano na época.

ACIMA: Estação de São Caetano em 1935 (O Estado de S. Paulo, 4/8/1935).

ACIMA: Concorrência para a instalação de um botequim na estação em 1949 (O Estado de S. Paulo, 16/8/1949).
ACIMA: Desembarque de comerciários para uma convenção em São Caetano no ano de 1953 (Folha da Manhã, 21/4/1953).

ACIMA: Multidão na estação de São caetano em 1955 (Foto Emilio Schoeps).

ACIMA: Passagem de nível ao lado do pátio da estação nos anos 1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de São Caetano, foto sem data (cessão: José Antonio Vignoli).

ACIMA: Carros Budd em São Caetano, data não identificada (Fundação Pro-Memoria de São Caetano do Sul).

ACIMA: No centro, o desvio da General Motors, em mapa dos anos 1960 (Acervo Wanderley Duck).

ACIMA: vagão-cegonha de ônibus nos desvios da General Motors, anos 1960 (acervo Thomas Correa).

ACIMA: Maquete da nova estação (Diario Popular, 27/6/1970).
ACIMA: Reportagem sobre o início das obras da nova estação de São Caetano em 1970. CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA LÊ-LA INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 28/8/1970).

1973
AO LADO:
Reportagem do Diario Popular de 11/8/1973 mostra o início das obras da estação de São Caetan
o.
A estação somente foi entregue em dezembro de 1973, mas os trens somente começaram a usa-la vinte dias mais tarde (O Estado de S. Paulo, 20/12/1973).

ACIMA: Trens Budd no então novíssimo pátio de São Caetano logo após a inauguração em 1973 (Autor desconhecido).

ACIMA: Estação de São Caetano em 2017 (Foto Ralph M. Giesbrecht em 20/3/2017).
ACIMA: Trilhos em São Caetano em 2017 (Foto Ralph M. Giesbrecht em 20/3/2017).).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; David Alexandre Buchara; José de Souza Martins; Paulo Augusto Mendes; Wilson de Santis Jr.; Thomas Correa; Wanderley Duck; Fundação Pro-Memoria de São Caetano do Sul; Folha da Manhã, 1953; A Gazeta, 1935; O Estado de S. Paulo, 1949 e 1958; SPR: Relação oficial de estações, 1935; Revista REFESA, anos 1970; Revista Ferrovia, nro. 34, jan/fev. 1974; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 3/8/1935. Foto A Gazeta

A estação em 1956. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação em 1956. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação e a passarela em 1956. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação nos anos 1960. Acervo Paulo Augusto Mendes

A estação nova em 1973, aparentemente antes da inauguração. Foto da revista REFESA

A estação no dia da inauguração de seu prédio atual, em 20/12/1973. Revista Ferrovia, nro. 34, jan/fev. 1974

A estação, anos 1990. Autor desconhecido

A estação em 06/11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

Plataforma da estação em 27/2/2014. Foto David Alexandre Buchara

Fachada da estação em 27/2/2014. Foto David Alexandre Buchara

Plataforma da estação em 27/2/2014. Foto David Alexandre Buchara
     
Atualização: 27.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.