|
|
...
São Caetano
Tamanduateí-nova
Ipiranga
...
SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
|
|
|
|
|
CPTM (2010-) |
TAMANDUATEÍ-NOVA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 70,000 |
|
SP-2899 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 21.09.2010 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos
e do metrô-SP |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2010 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tamanduateí (nova) foi aberta em 2010 para atender
aos trens metropolitanos e também do metrô de São
Paulo. Aí se cruzam a velha linha da CPTM, ex-SPR, E. F. Santos-Jundiaí,
RFFSA e CBTU e a linha 2 do metrô de São Paulo (Vila
Madalena-Vila Prudente). As instalações foram inauguradas por
volta de 11:30h do dia 21/9/2010.
Com isso, tanto trens com destino à Luz como com destino a
Rio Grande da Serra continuavam a correr parando na estação antiga
(no nível da linha antiga, mas mais à frente). Por volta
de 13:09 partiu o ultimo trem da estação antiga com destino à
Luz enquanto já estacionava também o ultimo trem com destino Rio Grande
da Serra na antiga estação. Após sua partida a estação antiga já foi
fechada. Às 13:20 estacionava o primeiro trem com destino a estação
Luz nas novas plataformas (exatamente embaixo das do metrô)
enquanto ao mesmo tempo, na outra plataforma, partia o primeiro trem
para Rio Grande da Serra das novas plataformas de Tamanduateí, enquanto
a antiga estação já estava fechada.
Além de também ser chamada de Intermodal Tamanduateí por ser uma estação
integradora entre diversos meios de transporte, sendo que no dia também
foi inaugurada três linhas de ônibus intermunicipais para atender
que mora um pouco mais distante da estação que também conta com estacionamento
para os usuários da CPTM ou Metrô e bicicletários. Sobre a nova
estação de setembro de 2010, veja também aqui.
(Veja também TAMANDUATEÍ-VELHA)
ACIMA:
Esquema das linhas e outros aspectos da estação de Tamanduateí
no dia da inauguração do prédio conjunto CPTM-Metrô
em 21/9/2010 (O Estado de S. Paulo, 21/9/2010). ABAIXO: Trem
cargueiro da MRS passa pela estação nova de Tamanduateí
em 6 de outubro de 2010 (Foto Amedeu Miguel Gomes).
ACIMA: Vista tomada da passarela que une as estações
do metrô e da CPTM. Ao fundo, o centro de São Paulo (Foto
Ralph M. Giesbrecht em 20/3/2017).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Amadeu Miguel Gomes; Alexandre L. Giesbrecht; Rafael Asquini;
Thomas Correa; O Estado de S. Paulo, 2010; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação nova em 6/10/2010. Foto Amadeu Miguel
Gomes |
TUEs da CPTM passam pela estação nova em 6/10/2010.
Foto Amadeu Miguel Gomes |
Fachada da estação, lado leste em 2014. Autor
desconhecido |
Fachada da estação, lado leste em 2014. Autor
desconhecido |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.05.2017
|
|