A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Caetano
Tamanduateí-nova
Ipiranga
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
CPTM (2010-14)
TAMANDUATEÍ-NOVA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 70,000   SP-2899
Altitude: -   Inauguração: 21.09.2010
Uso atual: estação de trens metropolitanos e do metrô-SP   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2010
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tamanduateí (nova) foi aberta em 2010 para atender aos trens metropolitanos e também do metrô de São Paulo. Aí se cruzam a velha linha da CPTM, ex-SPR, E. F. Santos-Jundiaí, RFFSA e CBTU e a linha 2 do metrô de São Paulo (Vila Madalena-Vila Prudente). As instalações foram inauguradas por
ACIMA: Esquema das linhas e outros aspectos da estação de Tamanduateí no dia da inauguração do prédio conjunto CPTM-Metrô em 21/9/2010 (O Estado de S. Paulo, 21/9/2010). ABAIXO: Trem cargueiro da MRS passa pela estação nova de Tamanduateí em 6 de outubro de 2010 (Foto Amedeu Miguel Gomes).
volta de 11:30h do dia 21/9/2010. Com isso, tanto trens com destino à Luz como com destino a Rio Grande da Serra continuavam a correr parando na estação antiga (no nível da linha antiga, mas mais à frente). Por volta de 13:09 partiu o ultimo trem da estação antiga com destino à Luz enquanto já estacionava também o ultimo trem com destino Rio Grande da Serra na antiga estação. Após sua partida a estação antiga já foi fechada. Às 13:20 estacionava o primeiro trem com destino a estação Luz nas novas plataformas (exatamente embaixo das do metrô) enquanto ao mesmo tempo, na outra plataforma, partia o primeiro trem para Rio Grande da Serra das novas plataformas de Tamanduateí, enquanto a antiga estação já estava fechada. Além de também ser chamada de Intermodal Tamanduateí por ser uma estação integradora entre diversos meios de transporte, sendo que no dia também foi inaugurada três linhas de ônibus intermunicipais para atender que mora um pouco mais distante da estação que também conta com estacionamento para os usuários da CPTM ou Metrô e bicicletários. Sobre a nova estação de setembro de 2010, veja aqui. (Veja também TAMANDUATEÍ-VELHA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Amadeu Miguel Gomes; Alexandre L. Giesbrecht; Rafael Asquini; Thomas Correa; O Estado de S. Paulo, 2010; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nova em 6/10/2010. Foto Amadeu Miguel Gomes

TUEs da CPTM passam pela estação nova em 6/10/2010. Foto Amadeu Miguel Gomes

Fachada da estação, lado leste em 2014. Autor desconhecido

Fachada da estação, lado leste em 2014. Autor desconhecido
     
Atualização: 06.07.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.