|
|
...
Chave Pires
Serra Negra
...
Ramal de S. Negra - 1950
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1892-1956) |
SERRA
NEGRA
Município de Serra Negra, SP |
Ramal de Serra Negra - km 40,108 |
|
SP-2845 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 28.03.1892 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Serra Negra, construído pela Mogiana entre 1889 e 1892, chamava-se
inicialmente ramal de Silveiras e tinha bitola estreita, de 60 cm.
Funcionou até 1956, quando foi desativado em toda a sua extensão,
devido principalmente à queda da cultura do café nessa região a partir
dos anos 1940. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta em 1892
como estação terminal do ramal, a estação de Serra
Negra funcionou até 1956 (*RM-1956), quando se
extinguiu o tráfego no ramal.
Foi então demolida, e parece que já há um longo tempo - a estação e o pátio
foram colocados à venda por um edital de 28 de janeiro de 1977.
Lá se construiu a estação rodoviária da cidade.
|
1898
AO
LADO: Esse carimbo ferroviário de 1898 era utilizado pelo estafeta ambulante
ferroviário do então denominado Sub-ramal de Serra Negra da
Mogiana. O carimbo obliterava a correspondência recolhida nas
estações e paradas do ramal. A mala postal expedida pela Administração
Regional (São Paulo) seguia pela E. F. Inglesa (São Paulo Railway)
até Jundiaí; pela Paulista até Campinas; pela Mogiana (linha
do centro) até Jaguari, em seguida pelo Ramal de Amparo até
a cidade do mesmo nome e em diante pelo sub-ramal de Serra Negra
até a estação final do trecho - Serra Negra. A minha dedução
que esse carimbo seja do estafeta do trecho é em função da grafia
C. AMB (correio ambulante). Quando é da estação há indicação
da mesma E. ou EST." (Reprodução e texto:
Marcio Protzner, 12/2008) |
|
1900
AO LADO: Reclamação sobre os horários dos trens para Serra Negra (O Estado de S. Paulo, 19/3/1900). |
|
1900
AO LADO: No mesmo dia, continua a reclamação sobre os horários dos trens para Serra Negra (O Estado de S. Paulo, 19/3/1900). |
|
1917
AO LADO: Pede-se a volta do trem misto para Serra Negra (O Estado de S. Paulo, 31/01/1917). |
|
1942
AO LADO: Horáio de trens em Serra Negra (O Estado
de S. Paulo, 29/10/1942). |
ACIMA: O prédio pode dar até a impressão
de que foi a estação, mas, além de não
corresponder ao estilo comum da Mogiana, ele nem fica no local onde
um dia foi o pátio. O fato de existir uma plataforma, no entanto,
mostra que ele esteve ao lado da antiga linha, servindo quase como
uma torrefação de café, para o qual existia um ramal para carregar
os trens diretamente me lembro quando era garoto - acho que até o
inicio dos anos 1970 ela ainda funcionava.(Foto Adriano Martins, 2008.
Texto Paulo Pinotti).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1892 a 1956. Ao lado,
um destes trens está , nos anos xxx. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias
Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Paulo
Pinotti; Adriano Martins; Marcio Protzner; Flavio Doval; Cia. Mogiana:
Relatórios anuais, 1890-1960; Cia. Mogiana: Álbum fotográfico,
c.1910; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Serra Negra, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
A estação, provavelmente anos 1950. Foto Flávio
Doval |
A estação, provavelmente anos 1950. Foto Zé
Mogiana |
O local da antiga estação, hoje, uma rodoviária.
Foto Adriano Martins em 2008 |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.09.2023
|
|