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VXY Mogiana em MG
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Campinho
São José do Barreiro
Tibiriçá
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Resende-Bocaina (1892-1928)
SÃO JOSÉ DO BARREIRO
Município de São José do Barreiro, SP
tronco - km 38,8   SP-2838
Altitude: -   Inauguração: 19.02.1892
Uso atual: sede de sindicato rural (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 90 (século XIX)
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Resende a Bocaina foi aberta em 1877, em seu primeiro trecho ligando a estação de Suruby, RJ (mais tarde, Oliveira Botelho), no ramal de São Paulo da E. F. Dom Pedro II (depois Central do Brasil) à estação de Estalo. Somente nos anos 1890 é que atingiu a cidade de São José do Barreiro, SP, na serra da Bocaina (daí o nome da ferrovia), com bitola métrica, totalizando 39 km de linha. No final de 1928, ela foi desativada devido a enormes prejuízos e depois de várias tentativas para ser incorporada à Central. Foi vendida para a Usina Tamoio, da família Morganti, desativada e teve o material rodante, três locomotivas a vapor, transferido para a suas usinas em Piracicaba e Araraquara, SP. Hoje, oitenta anos depois, somente restam dela algumas pontes e a estação de S. J. do Barreiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São José do Barreiro foi aberta em 1892, junto com o prolongamento que vinha de Formoso. Também era conhecida como estação do Barreiro.

Era a estação terminal desde a sua inauguração, embora também fosse citada como terminal a estação de Tibiriçá, aparentemente uma pequena parada junto ao girador de locomotivas, pouco mais à frente. Desta, a ferrovia deveria seguir para Areias e chegar a Queluz e Itatiaia, enquanto outros dois ramais eram também previstos: um para Cruzeiro e outro para Paraty.

As obras para o prolongamento de São José do Barreiro para Areias começaram em 1887, antes, portanto, da chegada da linha até a primeira cidade.

O prédio da estação, depois de desativado, serviu por muitos anos como Câmara Municipal e em 2015 era a sede do sindicato rural do município e continuava sendo-o em 2022, mantendo muito bem o prédio, pelo menos externamente..

1887
AO LADO:
Em 24 de abril, começam as obras do prolongamento de Formoso para Areias. Parariam em São José. (O Estado de S. Paulo, 11/5/1887).

1892
AO LADO:
Autorização de beertura do tráfego provisorio entre Formoso e S. J. do Barreiro (O Estado de S. Paulo, 17/2/1892).
(Fontes: Marcelo Constantino; Fernando Marietan; Marco A. Giffoni)
     

A estação, em 2001. Foto Marco Giffoni

A estação em 12/7/2015. Foto Fernando Marietan

A antiga estação em 2022. Foto Marcelo Constantino
     
     
Atualização: 16.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.