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VXY Mogiana em MG
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Girivá
São João da Boa Vista
Bairro Alegre
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ramal de Caldas - 1970

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1998)
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Município de São João da Boa Vista, SP
Ramal de Caldas - km 29,412 (1937)   SP-2836
Altitude: 730 m   Inauguração: 01.10.1886
Uso atual: Restaurada em 2018   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente anos 1930
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Caldas foi inaugurado em 1886, para trazer mercadorias da região de São João da Boa Vista e de Poços de Caldas (na época conhecida como Caldas), já em território mineiro. O ramal seguiu, entretanto, deficitário por muitos anos, chegando a ter, de tempos em tempos, seus trens de passageiros suspenso devido a isso. Porém, acabou por ser o único de todos os ramais da Mogiana que permanece ativo até hoje, por causa do transporte de minério de alumínio da estação de Bauxita, uma antes da de Poços de Caldas. Trens de passageiros circularam pela linha até fins de 1976, quando foram suprimidos. Até meados dos anos 1990, um trem turístico ainda percorria em determinadas ocasiões o ramal, mas hoje nem ele existe. Os trilhos, entretanto, foram retirados no trecho terminal em Poços de Caldas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São João da Boa Vista foi aberta com o ramal, em 1886, tendo sido construída por Nicolau Rehder, que também erigiu a de Poços de Caldas e, três anos mais tarde, as estações do ramal de Pinhal.

A primeira locomotiva, no entanto, havia chegado à cidade dez meses antes, em janeiro de 1886 (ver caixa de 1886 abaixo).

Fica próxima ao centro da cidade; é uma estação muito grande e comprida, por causa dos armazéns acoplados a ela. Quem olha para a entrada da estação vê os armazéns à sua direita. Este prédio de que falamos não é mais o original de 1886, de tijolinhos aparentes e com um segundo andar bem menor do que o primeiro (muito parecido com a estação de Aguaí; ele deve ter sido construído nos anos 1930, pelo seu estilo.

Em seus desvios ainda em 2016 estacionavam-se muitos vagões do ramal de Caldas. No mesmo ano funcionava no prédio a Secretaria da Cultura. Em 2018, a estação foi entregue totalmente restaurada pela Prefeitura local.

A estação tem a mesma tipologia da de São José do Rio Pardo.

1886
AO LADO:
Dez meses antes da inauguração oficial da linha e da estação, chega a primeira locomotiva na cidade (O Estado de S. Paulo, 29/1/1888).
1897
AO LADO:
A estação de Caldas e de São João da Boa Vista trocam de chefe (O Estado de S. Paulo, 1/6/1891).

1897
À ESQUERDA:
Atropelamento na linha em São João da Boa Vista (O Estado de S. Paulo, 2/3/1897).

1900
À ESQUERDA:
Atropelamento na linha em São João da Boa Vista (O Estado de S. Paulo, 7/2/1900).

1925
À ESQUERDA:
Construção de uma passagem inferior (e não interior) na estação (O Estado de S. Paulo, 8/12/1925).
ACIMA: Em 1930, discutia-se a construção de uma nova estação para a cidade, e se esta deveria ser erigida no mesmo local ou não (Folha da Manhã, 24/4/1930).

1934
À ESQUERDA:
Já há obras para a construção da nova estação (O Estado de S. Paulo, 12/7/1934).

ACIMA: O trem a vapor chega na estação de São João da Boa Vista, vindo de Campinas, provavelmente nos anos 1940 (www.delcampe.net).

ACIMA: Esquema do pátio de São João da Boa Vista em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
O Congresso de Agricultura realizou-se no dia 24 de junho de 1910 nesta cidade. Por reportagens publicadas no jornal "O Estado de S. Paulo" de 26/6/1910, lê-se que a quantidade de pessoas que compareceram a eles, somente vindas por trem, foi impressionante para a época, tendo sido todos os nomes relatados na reportagem. Também da reportagem se sabe o horário do trem na época: boa parte chegou pelo "trem das tres horas e 54 minutos da tarde". Já o chefe da estação na época era o Sr. Angelo Pires Cardoso.
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1886 a 1976/7. Veja aqui horários em 1955 (Guias Levi).

ACIMA e ABAIXO: Nas duas fotografias, no pátio da estação de São João da Boa Vista (que pode ser vista à esquerda na foto acima), as locomotivas diesel-elétricas GE U-20C da FCA que hoje "dominam" a Serra de Poços de Caldas: a n.º 2587 (ex-RFFSA) (ACIMA) e a n.º 3856 (ex-FEPASA), esta última exibindo o recém criado padrão de pintura com as cores invertidas (ABAIXO) (Fotos Charles de Freitas em 2005 e 2007 respectivamente).

ACIMA: Hall de entrada e bilheteria da estação em 2012 (Autor desconhecido).

ACIMA: A linha no sentido Aguaí, em março de 2016. A estação está para a direita e não aparece na foto (Foto Ralph M. Gisbrecht)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Elly Roberto de Oliveira Jr.; Charles de Freitas; Leonardo Beraldo; Caio Bourg; www.cmef.com.br; www.delcampe.net; Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Folha da Manhã, 1930; O Estado de S. Paulo, 1910 e 1925; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mogiana: álbum, c. 1910 - acervo Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, c. 1910. O prédio ainda era o antigo. Foto do álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista, Jundiaí

Plataforma da estação prov. anos 1950, com passageiros à espera do trem. www.cmef.com.br

Fachada da estação em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Pátio da estação, ao fundo, em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação, em 2001. Foto Elly Roberto de Oliveira Jr.

A fachada da estação em 03/2007. Foto Leonardo Beraldo

A estação em 4/2012. Foto Adriano Martins

A estação dando sinais de decadência em 20/7/2015. Foto Silvio Rizzo

A estação, depois da restauração, em 30/9/2018. Foto Luiz Fernando Pechioore Bastos
   
     
Atualização: 26.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.