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Girivá
São João da Boa Vista
Bairro Alegre
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ramal de Caldas - 1970
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
JOÃO DA BOA VISTA
Município de São João
da Boa Vista, SP |
Ramal de Caldas - km 29,412 (1937) |
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SP-2836 |
Altitude: 730 m |
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Inauguração: 01.10.1886 |
Uso atual: Restaurada em 2018 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente anos 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Caldas foi inaugurado em 1886, para trazer mercadorias da
região de São João da Boa Vista e de Poços de Caldas (na época conhecida
como Caldas), já em território mineiro. O ramal seguiu, entretanto,
deficitário por muitos anos, chegando a ter, de tempos em tempos,
seus trens de passageiros suspenso devido a isso. Porém, acabou por
ser o único de todos os ramais da Mogiana que permanece ativo até
hoje, por causa do transporte de minério de alumínio da estação de
Bauxita, uma antes da de Poços de Caldas. Trens de passageiros circularam
pela linha até fins de 1976, quando foram suprimidos. Até meados dos
anos 1990, um trem turístico ainda percorria em determinadas ocasiões
o ramal, mas hoje nem ele existe. Os trilhos, entretanto, foram retirados
no trecho terminal em Poços de Caldas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São João da Boa Vista foi aberta com o ramal,
em 1886, tendo sido construída por Nicolau Rehder, que
também erigiu a de Poços de Caldas e, três
anos mais tarde, as estações do ramal de Pinhal.
A primeira locomotiva, no entanto, havia chegado à cidade dez meses antes, em janeiro de 1886 (ver caixa de 1886 abaixo).
Fica próxima ao centro da cidade; é uma
estação muito grande e comprida, por causa dos armazéns
acoplados a ela. Quem olha para a entrada da estação
vê os armazéns à sua direita. Este prédio
de que falamos não é mais o original de 1886, de tijolinhos
aparentes e com um segundo andar bem menor do que o primeiro (muito
parecido com a estação de Aguaí; ele deve
ter sido construído nos anos 1930, pelo seu estilo.
Em seus desvios ainda em 2016 estacionavam-se muitos vagões
do ramal de Caldas. No mesmo ano funcionava no prédio
a Secretaria da Cultura. Em 2018, a estação foi entregue totalmente restaurada pela Prefeitura local.
A estação tem a mesma tipologia da de São José do Rio Pardo.
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1886
AO LADO: Dez meses antes da inauguração oficial da linha e da estação, chega a primeira locomotiva na cidade (O Estado de S. Paulo,
29/1/1888). |
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1897
AO LADO: A estação de Caldas e de São João da Boa Vista trocam de chefe (O Estado de S. Paulo,
1/6/1891). |
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1897
À ESQUERDA: Atropelamento na linha em São João da Boa Vista (O Estado de S. Paulo, 2/3/1897). |
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1900
À ESQUERDA: Atropelamento na linha em São João da Boa Vista (O Estado de S. Paulo, 7/2/1900). |
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1925
À ESQUERDA: Construção de uma passagem
inferior (e não interior) na estação
(O Estado de S. Paulo, 8/12/1925).
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ACIMA: Em 1930, discutia-se a construção
de uma nova estação para a cidade, e se esta deveria
ser erigida no mesmo local ou não (Folha da Manhã, 24/4/1930).
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1934
À ESQUERDA: Já há obras para a construção da nova estação
(O Estado de S. Paulo, 12/7/1934). |
ACIMA: O trem a vapor chega na estação
de São João da Boa Vista, vindo de Campinas, provavelmente
nos anos 1940 (www.delcampe.net).
ACIMA: Esquema do
pátio de São João da Boa Vista em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
O Congresso de Agricultura realizou-se no dia 24 de junho
de 1910 nesta cidade. Por reportagens publicadas no jornal "O
Estado de S. Paulo" de 26/6/1910, lê-se que a quantidade
de pessoas que compareceram a eles, somente vindas por trem,
foi impressionante para a época, tendo sido todos os
nomes relatados na reportagem. Também da reportagem se
sabe o horário do trem na época: boa parte chegou
pelo "trem das tres horas e 54 minutos da tarde".
Já o chefe da estação na época era
o Sr. Angelo Pires Cardoso. |
TRENS - De acordo com os guias de horários, os
trens de passageiros pararam nesta estação de
1886 a 1976/7. Veja aqui horários
em 1955 (Guias Levi). |
ACIMA e ABAIXO: Nas duas fotografias, no
pátio da estação de São João da
Boa Vista (que pode ser vista à esquerda na foto acima), as
locomotivas diesel-elétricas GE U-20C da FCA que hoje "dominam"
a Serra de Poços de Caldas: a n.º 2587 (ex-RFFSA) (ACIMA) e
a n.º 3856 (ex-FEPASA), esta última exibindo o recém criado padrão
de pintura com as cores invertidas (ABAIXO) (Fotos Charles
de Freitas em 2005 e 2007 respectivamente).
ACIMA:
Hall de entrada e bilheteria da estação em 2012
(Autor desconhecido).
ACIMA: A linha no sentido Aguaí, em março de 2016. A estação está para a direita e não aparece na foto (Foto Ralph M. Gisbrecht)
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Elly Roberto
de Oliveira Jr.; Charles de Freitas; Leonardo Beraldo; Caio Bourg;
www.cmef.com.br; www.delcampe.net; Mogiana: relatórios anuais,
1875-1969; Folha da Manhã, 1930; O Estado de S. Paulo, 1910
e 1925; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937;
Mogiana: álbum, c. 1910 - acervo Museu da Cia. Paulista, Jundiaí;
IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 1910. O prédio ainda era
o antigo. Foto do álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista,
Jundiaí |
Plataforma da estação prov. anos 1950, com passageiros
à espera do trem. www.cmef.com.br |
Fachada da estação em 24/04/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Pátio da estação, ao fundo, em 24/04/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação em 24/04/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Plataforma da estação, em 2001. Foto Elly Roberto
de Oliveira Jr. |
A fachada da estação em 03/2007. Foto Leonardo
Beraldo |
A estação em 4/2012. Foto Adriano Martins |
A estação dando sinais de decadência em
20/7/2015. Foto Silvio Rizzo |
A estação, depois da restauração, em 30/9/2018. Foto Luiz Fernando Pechioore Bastos |
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Atualização:
26.10.2021
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