|
|
...
Orlândia-nova
S. Joaquim da Barra-nova
Guará-nova
...
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1979-1998)
|
SÃO
JOAQUIM DA BARRA-NOVA
Município de São Joaquim da
Barra, SP |
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - km 374,880 (1986) |
|
SP-2853 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1979 |
Uso atual: abandonada (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
Entroncamento-Amoroso Costa foi construída e aberta pela Fepasa em
6 de fevereiro de 1979, para cargas, e em 10 de maio de 1979, para
substituir o antigo ramal de Igarapava, da ex-Mogiana, passando a
oeste da linha velha e com novas estações. A variante, unida ao tronco
retificado da antiga Mogiana, passaram a constituir uma linha única
entre Boa Vista, em Campinas, e Araguari, em Minas Gerais. O tráfego
de passageiros da linha cessou em setembro de 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Joaquim da Barra-nova foi construída pela
FEPASA e entregue no ano da abertura da linha (1979), com o mesmo
estilo das outras novas do ramal. Fica na avenida do Ceagesp,
longe da cidade, numa zona industrial.
Os trens de passageiros não passam ali desde setembro de 1997.
Até essa época a Fepasa ainda embarcava ali sorgo, milho
e soja.
Em 2002 a estação estava abandonada e completamente
depredada, sem eletricidade, cortada quando saiu de lá o último
funcionário da Fepasa. Vivia ali um rapaz miserável,
com seu filho de chupeta na boca, ambos fazendo uma fogueira dentro
de um dos cômodos para secar roupas. Um triste cenário.
Em 2016, o prédio continuava abandonado.
(Veja também SÃO JOAQUIM DA BARRA)
ACIMA: Fachada da estação,
provavelmente anos 1980 (Foto Silvio J. Santos).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Silvio J. Santos; Foto Glaucio Henrique Chaves; Carlos R. Almeida;
Lucio Falleiros: Memórias de São Joaquim-II,
1995; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 10/05/1979;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação com o trem de passageiros em frente,
em 1995. Foto do livro Memórias de São Joaquim-II,
de Lucio Falleiros |
A estação abandonada e depredada, em 20/01/2002.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação abandonada e depredada, mas ainda com
placa, em 20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação abandonada e depredada, em
20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação abandonada em 2016. Foto Glaucio Henrique
Chaves |
A estação abandonada em 2016. Foto Glaucio Henrique
Chaves |
A fachada da estação 19/10/2019. Foto Rodrigo Flores
|
A fachada da estação 2019. Foto Rodrigo Flores |
|
|
|
|
|
Atualização:
11.08.2020
|
|