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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Paula Lima
São José do Rio Pardo
Ribeiro do Valle
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ramal de Mococa-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo (1887-1888)
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1888-1971)
FEPASA (1971-1989)
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
Município de São José do Rio Pardo, SP
Ramal de Mococa - km 33,936   SP-2852
Altitude: 675 m   Inauguração: 1887
Uso atual: faculdade de educação física (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal teve origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa, prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11 km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta junto com a ferrovia em 1887 (ver caixas abaixo), pela então Cia. do Ramal Férreo do Rio Pardo. Comprada pela Mogiana em 1888, a estação de São José do Rio Pardo parece ter ganhado seu primeiro prédio em 31 de julho de 1889, data citada pela Mogiana como sendo a de sua inauguração como ramal desta ferrovia.

Em março de 1927, a estação ganhou um novo edifício, que é o atual e que, aliás, tem o mesmo estilo do da estação de São João da Boa Vista, no ramal de Caldas (ver caixa abaixo).

A estação esteve ativa até 1977, quando foi desativada para trens de passageiros e de cargas, devido a desabamento de ponte entre esta estação e a seguinte.

Em 1985, o trem de passageiros foi reativado entre Casa Branca e esta estação, mas por causa do baixo movimento, somente por pouco tempo; no início dos anos 1990, os trilhos foram retirados e o ramal, extinto. No lugar dos trilhos apareceu uma larga avenida.

O prédio abrigava em 2009 uma faculdade de educação física.

Em 2020, ainda estava em boa conservação, sem uso conhecido por mim.

A estação tem a mesma tipologia da de São João da Boa Vista.

1887
AO LADO: A ferrovia foi aberta mesmo em 28 de agosto? Não consegui a confirmação (O Estado de S. Paulo, 28/8/1887).
1887
AO LADO: Sai a autorização para a abertura da linha (O Estado de S. Paulo, 7/9/1887).
1895
AO LADO: Acidente com vítima próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 13/9/1895).
1898
AO LADO: A mudança no horário dos trens do ramal causa problemas na distribuição dos jornais (O Estado de S. Paulo, 14/12/1898).
1899
AO LADO: A população pede que os trens de passageiros passem a cruzar na estação, ao invés de em Engenheiro Gomide, como vem sendo feito (O Estado de S. Paulo, 14/2/1899).
1900
AO LADO: Mudando a rua de acesso à estação (O Estado de S. Paulo, 14/2/1899).

ACIMA - A estação (Autor e data desconhecidos - Acervo Zé Mogiana).
ACIMA - A estação (Autor e data desconhecidos).

ACIMA - A estação antiga, ainda com o distico de Rio Pardo(Autor e data desconhecidos).
1927
AO LADO: Inauguração da nova estação da cidade (O Estado de S. Paulo, 8/3/1927).
1940
AO LADO: Da estação se tomavam ônibus para Caconde, que não tinha ferrovia (O Estado de S. Paulo, 18/1/1940).

ACIMA: Esquema do pátio de São José do Rio Pardo em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).

ACIMA: (esquerda) Ponte sobre o rio Pardo, a cerca de 2 km da estação de São José do Rio Pardo, tirada do lado contrário do rio (Foto Eduardo Roxo Nobre em 2008). (direita) Casa de turma ferroviária, localizada quse em frente do antigo triângulo de manobra da ferrovia, e hoje ao lado da ponte rodoviária dobre o rio Pardo (Foto Adriano Martins em março de 2009).
ACIMA: Fachada da estação em 2020. Repare que o nome de Tiradentes foi dado ao prédio (Foto Pedro em 27/09/2020).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1887 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 e em 1968 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre Giesbrecht; Adriano Martins; Antonio Carlos Belviso; Eduardo Roxo Nobre; Leonardo Patara; Coaraci Camargo; A Vida Moderna, 1918; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; Cia. Mogiana: Listagem oficial de estações, 1938; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969; IBGE, 1958; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de São José do Rio Pardo, c. 1910. Acervo Museu da Cia. Paulista em Jundiaí

Estação, s/ data. Acervo Museu da Cia. Paulista em Jundiaí

Estação, s/data. Autor desconhecido

A estação, s/data. Acervo Museu da Cia. Paulista em Jundiaí

A estação movimentadíssima, em 1918. Foto da revista A Vida Moderna

A estação em 1986. Foto Antonio C. Belviso

Fachada da estação, em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, lado da plataforma mas sem trilhos, em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 07/02/2005. Foto Alexandre Giesbrecht

A estação em 08/2008. Foto Leonardo Patara

Acima e à esquerda, a estação de São José do Rio Pardo em 03/2009. Fotos Adriano Martins

A estação de São José do Rio Pardo em 03/2009. Foto Adriano Martins

A estação de São José do Rio Pardo em 19/09/2016. Foto Adriano Martins

A estação em 2020. Foto Pedro em 27/9/2020
     
Atualização: 16.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.