A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Santa Lúcia
Tapuia
Rincão
...

Tronco CP-1935
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1910-1971)
FEPASA (1971-1998)
TAPUIA
Município de Santa Lúcia, SP
Linha-tronco - km 281,013 (1958)   SP-2198
    Inauguração: 18.09.1910
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tapuia foi inaugurada em 1910, foi demolida, com certeza, antes de 1986. Existem registros nos próprios relatórios, mais antigos, da Cia. Paulista, que dão como data da inauguração de Tapuia, como posto telegráfico, em 20/08/1909. Em Tapuia existia um desvio que era usado para a lavagem dos vagões-gaiola que transportavam gado. Hoje (2004) somente sobram as ruínas da plataforma e alguns alicerces, nenhum desvio e a placa da quilometragem - 281. Ao lado da estrada de terra de acesso acham-se fornos de carvão utilizando árvores e raizes das matas próximas*. (*Domingos Carnesecca Neto, 12/2004)
     

Em 1918, a estação de Tapuia. Álbum dos 50 anos da Paulista

Desvio para lavagem dos vagões-gaiola em Tapuia (1918). Álbum dos 50 anos da Paulista

A plataforma da antiga estação, à direita da linha, em 1/12/2004. Foto Domingos Carnesecca Neto

A plataforma da antiga estação, à direita da linha, em 1/12/2004. Foto Domingos Carnesecca Neto
   
     
Atualização: 20.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.