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VXY Mogiana em MG
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(1882-1972)
Cerrado
Sucuri
São Simão
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1899-1971)
SUCURI
Município de São Simão, SP
Linha-tronco original - km 246,471   SP-2883
Altitude: 696 m   Inauguração: 01.06.1899
Uso atual: moradia (em 2001)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1899
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sucuri foi aberta em 1899.

Foi fechada em 25/02/1971, com a desativação do trecho e inauguração da varIante Tambaú-Bento Quirino, aliás bem próxima ao leito antigo.

Em 1904, por esta estação passou o comboio da Mogiana, proveniente de São Paulo com baldeação em Campinas, como parte da grande viagem de Cornelio Schmidt com a finalidade de reconhecimento de parte das "terras desconhecidas e povoada por índios" do estado de São Paulo", conforme escrito a seguir:

"Entramos na região dos cerrados e campos, aquém de Casa Branca. Terra branca e manchas vermelhas, até a estação de Lage onde tem grande cultura de café da família Prado. A terra toxa parece-me não ser de grande profundidade a camada, e ter o subsolo numa base de piçarra e tabatinga.
Aquém da estação de Faveiro
torna-se a entrar nos cerrados, mas de areia e algumas manchas de café ruim e maltratado e assim continua-se até a estação de Sucuri, tendo ao lado da estrada alguns espigões mais elevados de terra boa e com café". (Anais do Museu Paulista, tomo XV, São Paulo, 1961 - Cornélio Schmidt: Diário de uma viagem pelo sertão de São Paulo, realizada em 1904, p. 353).

ACIMA: Em 1904, a estação de Sucuri é citada no texto de Cornelio Schmidt, publicado em seu Diario já citado anteriormente. A estação, no entanto, não é citada no mapa, já que a sua caravana passou por ali de trem e com ele seguiram até Franca, onde desembarcaram para iniciar longa viagem a cavalo pelos desconhecidos terrenos e matas do interior desconhecido - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMNHO MAIOR.

"Segundo o historiador de São Simão, Luiz Antonio Nogueira, quando da Revolução de 1932 o Estado de São Paulo foi invadido por tropas federais se valendo da E. F. São Paulo-Minas. As tropas mineiras ficaram em São Simão e o tráfego ferroviário foi interrompido. Os trens da Mogiana só ligavam Campinas até a estação de Sucuri e o telégrafo da estação foram então utilizados por simonenses ligados à revolução constitucionalista que para lá se dirigiam, passando informações para os revolucionários paulistas sobre a movimentação das tropas mineiras" (Edilson Orlando Palmieri, 02/2008).

Em 1999, quando lá estive, num lugar bastante isolado e longe da rodovia, a estação estava sendo ocupada por uma senhora, Matilde Frauche Mamana, que morava sozinha e conservava a antiga estação. Alguns anos depois, eu soube que o prédio estava sendo vendido, por um anúncio publicado em um jornal da região.

Em 2014, a estação parecia já ter sido vendida; continuou então como moradia, tendo sido reformada e perdido várias de suas características originais.

(Fontes: Ralph M. Giesbrtecht, pesquisa local; Cornelio Schmidt, 1904; Cia. Mogiana: album de fotografias, 1910)
     

Estação de Sucuri, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

A estação em 28/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 28/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
     
Atualização: 01.07.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.