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(1882-1972)
Sucuri
São Simão
Bento Quirino
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Saída para o ramal de Jataí (1910-1961):
Santa Elisa
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Tronco CM - 1935
IHGSP - 1943
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1882-1971) |
SÃO
SIMÃO
Município de São Simão,
SP |
Linha-tronco original - km 255,063
(1938) |
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SP-1416 |
Altitude: 632 m |
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Inauguração: 16.08.1882 |
Uso atual: Policia Militar (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1891 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Simão foi inaugurada em 1882 com um prédio provisório (ver caixas abaixo, de 1882).
O prédio
definitivo da estação somente foi concluído em 1891,
de acordo com o relatório da Mogiana deste ano. Por algum tempo serviu também como estação inicial da V. F. de São Simão, que anos mais tarde seria a E. F. São Paulo-Minas. Era um conjunto de dois prédios praticamente iguais.
A V. F. de São Simão passou a sair da estação de São Simão a Viação Ferrea de São Simão, situação que perduraria até 1902. Neste ano, alterou-se a estação inicial desta ferrovia, agora já com o nome de E. F. São Paulo-Minas, para a estação seguinte na linha-tronco da Mogiana, a estação de Bento Quirino.
A partir de 1910, passou a sair da estação de São Simão,
o ramal de Jataí, também da Mogiana, que chegava a Monteiros e a
Guatapará, onde encontrava a linha-tronco da Paulista,
e depois seguia para Ribeirão Preto.
A estação e o armazém de São Simão funcionavam no mesmo
prédio de 1891. O prédio menor era a casa do chefe (agente) da estação.
A estação funcionava no prédio maior e em 2021 ainda ali existiam a bilheteria,
os banheiros a sala de espera, a sala do telégrafo etc.
O trecho São Simão-Monteiros deste ramal (de Jataí) foi desativado em 1960.
A estação de São Simão da Mogiana foi desativada em 25/02/1971, quando uma nova
estação foi entregue na linha nova, fora do centro da
cidade e na variante Tambaú-Bento Quirino.
A antiga casa do
agente em 2015 funcionava como estação rodoviária e o armazém, ao lado, como sede da polícia militar.
Há controvérsias quanto ao posicionamento dsa salas nos prédios da estação: "A própria planta da estação que está no site (ver caixa mais abaixo, de 1968) mostra que ali ficava um escritório, a residência (Rd) e o quarto (Q). Nos anos 1980 eu frequentei muito a estação de São Simão, pois ali ficava um bar que tinha as mesas na antiga plataforma. No prédio maior ficava a bilheteria, a sala de espera e os banheiros. Além disso é na plataforma do prédio velho que ficavam, e acho que ainda fica, as placas com quilometragem e altitude e isso nunca ficava nos armazéns. Pela citada planta dá para ver que a plataforma era extensa e unia os 2 prédios. Quando a linha foi retificada e a prefeitura abriu uma avenida, onde eram os trilhos, a plataforma foi cortada separando os 2 prédios (Autor do relato não identificado por falha deste autor, mas a data do recebimento do texto é de 29/5/2015)".
(Veja também SÃO
SIMÃO-NOVA e SÃO SIMÃO-VFSS)
ACIMA: Não foi somente em Ribeirão
Preto que houve revolta de alguns com o fato de ter sido a Mogiana
a escolhida para ligar a cidade a São Paulo, e não a
Cia. Paulista. Em São Simão, então uma cidade
relativamente muito importante ainda nesse tempo na Provincia, ao
contrário de hoje, também se tentou impedir que a Mogiana
construísse sua linha (A Provincia de S. Paulo, 10/3/1880).
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1880
AO LADO: Vereadores da cidade não queriam a Mogiana lá
(A Provincia de S. Paulo, 17/3/1880). |
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1882
AO LADO: A primeira locomotiva chegou a São Simão no dia 29 de julho, mas ainda não era a abertura do trecho nem da estação, que ocorreria cerca de 16 dias depois
(A Provincia de S. Paulo, 30/07/1882). |
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1882
AO LADO: A inauguração da estação realmente deu-se a 16 de agosto. A Mogiana considerou a data da abertura ao tráfego público, que foi neste dia. A falta de telégrafo realmente prejudicou a confirmação
(A Provincia de S. Paulo, 16/08/1882). |
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1883
AO LADO: O trem expresso de Campinas para São Simão torna-se trem misto
(A Provincia de S. Paulo, 15/01/1883). |
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1883
AO LADO: Tres meses depois de inaugurada a linha, os trens expressos para São Simão voltam a correr, agora nas quintas-feiras
(A Provincia de S. Paulo, 17/4/1883). |
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1883
AO LADO: Em 5 de junho, as obras já estavam na linha de São Simão a Ribeirão Preto
(A Provincia de S. Paulo, 05/06/1883). |
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1897
AO LADO: A febre amarela ainda grassava em São Simão. O chefe da estação contraiu-a mas dela se recuperou
(O Estado de S. Paulo, 22/3/1897). |
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1898
AO LADO: Anuncio da inauguração da V. F. São Simão, antecessora da S. Paulo-Minas. A nova ferrovia saía da estação de São Simão e assim foi até 1892. As estações citadas (Santa Clara e Pavão) desapareceram com a mudança de início da linha em 1902 a partir da nova estação de Bento Quirino
(O Estado de S. Paulo, 12/1/1898). |
ACIMA: Acidente próximo a São Simão em 9 de julho de 1955. A caldeira da locomotiva explodiu e foi parar à frente do comboio (Autor desconhecido).
ACIMA: Outro acidente no km 253 da linha-tronco,
próximo a São Simão, com um trem de passageiros
da Mogiana em dezembro de 1959. A reportagem (VEJA-A CLICANDO
SOBRE A FOTO) não diz entre quais estações
foi. Em 1938 essa quilo,etragem ficava entre as estações
de Sucuri e de São Simão. Nos anos 1940 e 1950 houve
a mudança da linha entre Lagoa Branca e Tambaú, o que
pode e deve ter alterado a quilometragem oficial, porém, o
km 253 continuou próximo à cidade. (Folha da Manhã,
4/12/1959).
ACIMA: Esquema do pátio de São
Simão em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para
ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA:
A estação de São Simão velha, da Mogiana, ficava no
centro da cidade, na parte alta. Com a mudança dela para os
subúrbios em 1971 (não é mostrada no mapa, mas
estaria no canto direito inferior, talvez fora dele), a linha nova
passou a costear a cidade pela parte mais alta. Neste mapa de 1982,
a linha velha (esta corcoveando até Bento Quirino) e a do ramal
de Jataí (este indo para oeste e depois sul) aparecem com abandonadas
e podem ser vistas (IBGE).
ACIMA: Estação (esquerda) e casa do agente (direita)
em 2013 (Foto Carlos Roberto de Almeida em 15/12/2013).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edilson Palmieri;
Caio Bourg; Elly Roberto de Oliveira Jr.; Carlos
Roberto de Almeida; A Provincia de S. Paulo, 1880; Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios anuais,
1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937;
Mogiana: álbum, c. 1910; IBGE, 1943; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação de São Simão, c. 1910. Foto
do Álbum da Mogiana |
Fachada da estação em 1929. Casa do agente ao
fundo. Acervo Edilson Palmieri |
Estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Vista frontal da estação, em 21/10/2001. Foto
Elly Roberto
de Oliveira Jr. |
Placa quilométrica, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto
de Oliveira Jr. |
A estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de
Oliveira Jr. |
A estação em 24/5/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
12.08.2022
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