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VXY Mogiana em MG
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(1882-1972)
Sucuri
São Simão
Bento Quirino
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Saída para o ramal de Jataí (1910-1961):
Santa Elisa
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Tronco CM - 1935

IHGSP - 1943
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1882-1971)
SÃO SIMÃO
Município de São Simão, SP
Linha-tronco original - km 255,063 (1938)   SP-1416
Altitude: 632 m   Inauguração: 16.08.1882
Uso atual: Policia Militar (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1891
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Simão foi inaugurada em 1882 com um prédio provisório (ver caixas abaixo, de 1882).

O prédio definitivo da estação somente foi concluído em 1891, de acordo com o relatório da Mogiana deste ano. Por algum tempo serviu também como estação inicial da V. F. de São Simão, que anos mais tarde seria a E. F. São Paulo-Minas. Era um conjunto de dois prédios praticamente iguais.

A V. F. de São Simão passou a sair da estação de São Simão a Viação Ferrea de São Simão, situação que perduraria até 1902. Neste ano, alterou-se a estação inicial desta ferrovia, agora já com o nome de E. F. São Paulo-Minas, para a estação seguinte na linha-tronco da Mogiana, a estação de Bento Quirino.

A partir de 1910, passou a sair da estação de São Simão, o ramal de Jataí, também da Mogiana, que chegava a Monteiros e a Guatapará, onde encontrava a linha-tronco da Paulista, e depois seguia para Ribeirão Preto.

A estação e o armazém de São Simão funcionavam no mesmo prédio de 1891. O prédio menor era a casa do chefe (agente) da estação. A estação funcionava no prédio maior e em 2021 ainda ali existiam a bilheteria, os banheiros a sala de espera, a sala do telégrafo etc.

O trecho São Simão-Monteiros deste ramal (de Jataí) foi desativado em 1960.

A estação de São Simão da Mogiana foi desativada em 25/02/1971, quando uma nova estação foi entregue na linha nova, fora do centro da cidade e na variante Tambaú-Bento Quirino.

A antiga casa do agente em 2015 funcionava como estação rodoviária e o armazém, ao lado, como sede da polícia militar.

Há controvérsias quanto ao posicionamento dsa salas nos prédios da estação: "A própria planta da estação que está no site (ver caixa mais abaixo, de 1968) mostra que ali ficava um escritório, a residência (Rd) e o quarto (Q). Nos anos 1980 eu frequentei muito a estação de São Simão, pois ali ficava um bar que tinha as mesas na antiga plataforma. No prédio maior ficava a bilheteria, a sala de espera e os banheiros. Além disso é na plataforma do prédio velho que ficavam, e acho que ainda fica, as placas com quilometragem e altitude e isso nunca ficava nos armazéns. Pela citada planta dá para ver que a plataforma era extensa e unia os 2 prédios. Quando a linha foi retificada e a prefeitura abriu uma avenida, onde eram os trilhos, a plataforma foi cortada separando os 2 prédios (Autor do relato não identificado por falha deste autor, mas a data do recebimento do texto é de 29/5/2015)".

(Veja também SÃO SIMÃO-NOVA e SÃO SIMÃO-VFSS)


ACIMA: Não foi somente em Ribeirão Preto que houve revolta de alguns com o fato de ter sido a Mogiana a escolhida para ligar a cidade a São Paulo, e não a Cia. Paulista. Em São Simão, então uma cidade relativamente muito importante ainda nesse tempo na Provincia, ao contrário de hoje, também se tentou impedir que a Mogiana construísse sua linha (A Provincia de S. Paulo, 10/3/1880).

1880
AO LADO:
Vereadores da cidade não queriam a Mogiana lá (A Provincia de S. Paulo, 17/3/1880).

1882
AO LADO:
A primeira locomotiva chegou a São Simão no dia 29 de julho, mas ainda não era a abertura do trecho nem da estação, que ocorreria cerca de 16 dias depois (A Provincia de S. Paulo, 30/07/1882).

1882
AO LADO:
A inauguração da estação realmente deu-se a 16 de agosto. A Mogiana considerou a data da abertura ao tráfego público, que foi neste dia. A falta de telégrafo realmente prejudicou a confirmação (A Provincia de S. Paulo, 16/08/1882).

1883
AO LADO:
O trem expresso de Campinas para São Simão torna-se trem misto (A Provincia de S. Paulo, 15/01/1883).

1883
AO LADO:
Tres meses depois de inaugurada a linha, os trens expressos para São Simão voltam a correr, agora nas quintas-feiras (A Provincia de S. Paulo, 17/4/1883).

1883
AO LADO:
Em 5 de junho, as obras já estavam na linha de São Simão a Ribeirão Preto (A Provincia de S. Paulo, 05/06/1883).

1897
AO LADO:
A febre amarela ainda grassava em São Simão. O chefe da estação contraiu-a mas dela se recuperou (O Estado de S. Paulo, 22/3/1897).

1898
AO LADO:
Anuncio da inauguração da V. F. São Simão, antecessora da S. Paulo-Minas. A nova ferrovia saía da estação de São Simão e assim foi até 1892. As estações citadas (Santa Clara e Pavão) desapareceram com a mudança de início da linha em 1902 a partir da nova estação de Bento Quirino (O Estado de S. Paulo, 12/1/1898).

ACIMA: Acidente próximo a São Simão em 9 de julho de 1955. A caldeira da locomotiva explodiu e foi parar à frente do comboio (Autor desconhecido).
ACIMA: Outro acidente no km 253 da linha-tronco, próximo a São Simão, com um trem de passageiros da Mogiana em dezembro de 1959. A reportagem (VEJA-A CLICANDO SOBRE A FOTO) não diz entre quais estações foi. Em 1938 essa quilo,etragem ficava entre as estações de Sucuri e de São Simão. Nos anos 1940 e 1950 houve a mudança da linha entre Lagoa Branca e Tambaú, o que pode e deve ter alterado a quilometragem oficial, porém, o km 253 continuou próximo à cidade. (Folha da Manhã, 4/12/1959).

ACIMA: Esquema do pátio de São Simão em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA: A estação de São Simão velha, da Mogiana, ficava no centro da cidade, na parte alta. Com a mudança dela para os subúrbios em 1971 (não é mostrada no mapa, mas estaria no canto direito inferior, talvez fora dele), a linha nova passou a costear a cidade pela parte mais alta. Neste mapa de 1982, a linha velha (esta corcoveando até Bento Quirino) e a do ramal de Jataí (este indo para oeste e depois sul) aparecem com abandonadas e podem ser vistas (IBGE).

ACIMA: Estação (esquerda) e casa do agente (direita) em 2013 (Foto Carlos Roberto de Almeida em 15/12/2013).


(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edilson Palmieri; Caio Bourg; Elly Roberto de Oliveira Jr.; Carlos Roberto de Almeida; A Provincia de S. Paulo, 1880; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mogiana: álbum, c. 1910; IBGE, 1943; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de São Simão, c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana

Fachada da estação em 1929. Casa do agente ao fundo. Acervo Edilson Palmieri

Estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Vista frontal da estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto
de Oliveira Jr.

Placa quilométrica, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de Oliveira Jr.

A estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de Oliveira Jr.

A estação em 24/5/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 12.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.