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VXY Mogiana em MG
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(1882-1972)
Sucuri
São Simão
Bento Quirino
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Saída para o ramal de Jataí (1910-1961):
Santa Elisa
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Tronco CM - 1935

IHGSP - 1943
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1882-1971)
SÃO SIMÃO
Município de São Simão, SP
Linha-tronco original - km 255,063 (1938)   SP-1416
Altitude: 632 m   Inauguração: 16.08.1882
Uso atual: Policia Militar (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1891
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Simão foi Inaugurada em 1882. O prédio definitivo da estação foi concluído em 1891, de acordo com o relatório da Mogiana desse ano.

A partir de 1910, passou a sair de São Simão o ramal de Jataí, que chegava a Monteiros e a Guatapará, onde encontrava a linha-tronco da Paulista, e depois seguia para Ribeirão Preto.

O trecho Jataí-Monteiros foi desativado em 1961.

A estação foi desativada em 25/02/1971, quando uma nova estação foi entregue na linha nova, fora do centro da cidade.

A estação e o armazém de São Simão funcionavam no mesmo prédio. O prédio menor era a casa do chefe (agente) da estação. . A estação funcionava no prédio maior e ainda ali existem a bilheteria, os banheiros a sala de espera, a sala do telégrafo etc. A casa do agente em 2015 era a estação rodoviária e o armazém, a sede da polícia militar. (Veja também SÃO SIMÃO-NOVA)

ACIMA: Não foi somente em Ribeirão Preto que houve revolta de alguns com o fato de ter sido a Mogiana a escolhida para ligar a cidade a São Paulo, e não a Cia. Paulista. Em São Simão, então uma cidade relativamente muito importante ainda nesse tempo na Provincia, ao contrário de hoje, também se tentou impedir que a Mogiana construísse sua linha (A Provincia de S. Paulo, 10/3/1880).

ACIMA: Esquema do pátio de São Simão em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg). ABAIXO: A estação de São Simão velha ficava no centro da cidade, na parte alta. Com a mudança dela para os subúrbios em 1971 (não é mostrada no mapa, mas estaria no canto direito inferior, talvez fora dele), a linha nova passou a costear a cidade pela parte mais alta. Neste mapa de 1982, a linha velha (esta corcoveando até Bento Quirino) e a do ramal de Jataí (este indo para oeste e depois sul) aparecem com abandonadas e podem ser vistas (IBGE).

ACIMA: Acidente no km 253 da linha-tronco, próximo a São Simão, com um trem de passageiros da Mogiana em dezembro de 1959. A reportagem (VEJA-A CLICANDO SOBRE A FOTO) não diz entre quais estações foi. Em 1938 essa quilo,etragem ficava entre as estações de Sucuri e de São Simão. Nos anos 1940 e 1950 houve a mudança da linha entre Lagoa Branca e Tambaú, o que pode e deve ter alterado a quilometragem oficial, porém, o km 253 continuou próximo à cidade. (Folha da Manhã, 4/12/1959). ABAIXO: Estação (esquerda) e casa do agente (direita) em 2013 (Foto Carlos Roberto de Almeida em 15/12/2013).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edilson Palmieri; Caio Bourg; Elly Roberto de Oliveira Jr.; Carlos Roberto de Almeida; A Provincia de S. Paulo, 1880; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mogiana: álbum, c. 1910; IBGE, 1943; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de São Simão, c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana

Fachada da estação em 1929. Casa do agente ao fundo. Acervo Edilson Palmieri

Estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Vista frontal da estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto
de Oliveira Jr.

Placa quilométrica, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de Oliveira Jr.

A estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de Oliveira Jr.

A estação em 24/5/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 20.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.