A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tronco Principal Sul:
Coronel Salgado
Jaboticaba
Alcântara
...
Saída para o ramal de Bento Gonçalves:
São Luiz
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1967-1975)
RFFSA (1975-1996)
JABOTICABA
Município de Bento Gonçalves, RS
Tronco Principal Sul - km 154,480 (1990)   RS-2211
Altitude: 759 m   Inauguração: 09.03.1967
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1967
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jaboticaba foi inaugurada em 1967 e passou a ser o entroncamento entre a linha Mafra-Lages-General Luz (Tronco Principal Sul) e o ramal de Bento Gonçalves, bem mais antigo e aberto em 1919, ligando Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias do Sul. Na verdade, a data de sua inauguração oficial eu apenas presumi ser a mesma da inauguração do trecho que ligava a antiga estação de Rio das Antas (Jaboticaba) com Vacaria; na verdade, o trecho de Bento Gonçalves ao rio das Antas estava pronto desde 1951, mas, sem importância estratégica, seguindo para o nada, onde não havia ainda o projetado Tronco Sul, ficou abandonado* (*Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História, por Emanuel Marcos Cruz e Prado). Em 1978, havia um trem turístico chamado de Trem da Uva, que fazia o percurso Jaboticaba-Bento Gonçalves, ida e volta. Segundo Coaraci Camargo, o trajeto da

ACIMA: Tunel em Y, ou seja, bifurcação do túnel, em foto tomada dentro dele (Foto J. C. Kuester, abril de 2009).

linha após passar pela estação de Jaboticaba é extremamente curioso: vinda de Roca Salles e acompanhando o rio das Antas, a

TRENS - Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS.
linha passa pela estação, estando esta ao lado do rio e, logo em seguida, no ponto em que o morro da Jaboticaba encontra com as margens do rio numa curva deste, entra por um túnel, onde, dentro dele, se bifurca, saindo dele duas linhas: a que imediatamente cruza o rio por uma ponte, no sentido de Vacaria, e a que sai do outro lado do morro, circunda-o em parte, entra por outro túnel, sai e sobre o morro em curva, para sair no sentido de Bento Gonçalves com um desnível de cerca de 300 metros em relação à entrada da linha no primeiro túnel. Entre a estação de Jaboticaba e a de Bento Gonçalves há cerca de 48 km de linha, que, por não estar sendo utilizada há anos, está sem condições imediatas para aproveitamento pela concessionária Giordani Turismo, que conseguiu em 2004 a concessão para explorar turisticamente também o trecho - há cerca de 10 anos que ela explora o ramal original. Para que se tenha uma idéia, um dos túneis abandonados é "explorado" por empresas de trilhas, que entram nele sem lanternas e, na saída, praticam "rapel" no viaduto da linha. A estação tem hoje (2006) cinco desvios além da linha principal e da saída do ramal, e está servindo como moradia, depois de ter ficado abandonada por um bom tempo.
(Fontes: J. C. Kuester; Marcelo Ferrari; Vitor Hugo Langaro; Coaraci Camargo; Coaraci Camargo; Tarcisio Schiavo; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História; www.veranopolis-rs.com.br)
     

A estação de Jaboticaba, data desconhecida. Autor desconhecido

Na foto acima, o pátio e a estação estão à direita, o primeiro túnel ao centro e a ponte sobre o rio à esquerda. O morro em primeiro plano é o morro da Jaboticaba. Foto Tarcisio Schiavo, do site www.veranopolis-rs.com.br

Pátio da estação, em 1990, vendo-se ao fundo os ônibus que levariam de volta quem veio de trem... Foto Coaraci Camargo

Na foto à esquerda, na plataforma, as distâncias até General Salgado, no tronco, e até Bento Gonçalves, no ramal. Foto Coaraci Camargo, em 1990.

Acima, ao fundo, a estação, em 1990. Na foto à direita...

...outro aspecto da plataforma. Fotos Coaraci Camargo, em 1990.

A estação de Jaboticaba. abandonada, em 2005. Foto Marcelo Ferrari

A estação de Jaboticaba. abandonada, em 2005. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 02.12.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.