|
|
...
Mercado
Parada Zero
...
Cantareira-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
|
|
|
|
|
Cia. Cantareira
(1902-1918) |
MERCADO
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 0 |
|
SP-4380 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1902? |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1902 (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O Tramway
da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção
da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte
ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari,
na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895,
foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos
e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como
a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro,
era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até
o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal
para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo
tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados.
O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais
afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado
à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola
estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho
mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto
a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho
original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi
suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe
hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi,
o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação original
da Cantareira situava-se na rua São Caetano, junto à
ponte sobre o rio Tamanduateí, próximo ao Convento da
Luz. Era chamada ou de São Caetano ou de Parada Zero.
Em 1904, atendendo aos apelos da população, que achava
o ponto de saída do trem para a Cantareira muito longe da cidade
(lembrar que a cidade era muito menor na época), foi
então construída uma estação
junto ao mercado da época, também às margens do rio
Tamanduateí, na Várzea do Carmo (atual Parque Dom
Pedro II). ao lado do Mercado Municipal (que não se tratava
do atual mercado, cujo prédio atual foi construído no
mesmo local do mercado velho, em 1932). Para atingir a nova estação,
os trilhos foram estendidos pela rua da Cantareira.
Ela tinha uma ligação por trilhos com a estação do Pari, da
SPR, ramal utilizado para o transporte de materiais para o
reservatório da Cantareira, no Tremembé, ponto final
da linha.
Em 25/12/1918, a estação foi substituída por outra, com o nome Tamanduatehy,
no cruzamento da rua da Cantareira com a rua João Teodoro,
retornando assim a estação para próximo do seu
local original.
A estação desativada teve sua demolição autorizada em 1920 (ver caixa abaixo).
(Veja também TAMANDUATEÍ-TC)
|
|
1912
À ESQUERDA: Tabela
de horários da ferrovia, saindo da estação
que ficava, ainda na época, à rua 25 de Março
(Guia do Estado de S. Paulo, Pocai & Weiss, 1912). |
ACIMA: A bela estação da Cantareira,
de existência tão efêmera (Cartão postal,
anos 1910).
|
1920
À ESQUERDA: Demoiliação da estação (O Estado de
S. Paulo, 22/8/1920). |
(Fontes: Werner Vana; Waldemar C. Stiel; Guilherme
Gaensly; Sérgio C. Moraes; Antonio Fonseca e Domingos Angerami:
Guia do Estado de S. Paulo, Pocai & Weiss, 1912; Divisão de Iconografia
e Museus da Prefeitura de São Paulo; Comissão de Saneamento
da Capital, 1895; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1942-69;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Projeto para a estação de Tamanduateí,
1895. Desenho da Comissão de Saneamento da Capital |
A estação em 1912. Guia do Estado de S. Paulo,
1912 |
A estação ainda no Parque Dom Pedro II. Sem data.
Foto original do acervo da Divisão de Iconografia e Museus
da Prefeitura de São Paulo, acervo Sérgio C. Moraes
|
A estação: foto sem data (Autor desconhecido) |
A antiga estação de Tamanduateí, c. 1918.
Transferida mais tarde para a rua João Teodoro. Foto
Guilherme Gaensly |
|
|
|
|
|
Atualização:
12.12.2018
|
|