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V. F. São
Simão (1898-1902)
E. F. São Paulo-Minas (1902-1968) |
TAMANDUAZINHO
Município de São Simão,
SP |
Linha-tronco original - km 13 |
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SP-2897 |
Altitude: 573 m |
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Inauguração: 26.07.1898 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: As origens
da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade
de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São
Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A Estação Tamanduazinho
foi inaugurada em 1898, ainda pela Viação Férrea São Simão.
Teria sido inicialmente
uma parada, sendo que o grosso do movimento de passageiros e de cargas
estava na estação anterior, Santa Maria. Até onde se sabe, mais tarde ali foi
construída realmente uma pequena estação (seria ela o "abrigo com
telefone" citado mais à frente?), inclusive com desvios.
Em 1968,
época da desativação da linha, Tamanduazinho era, segundo os
relatórios da São Paulo-Minas, apenas "um
abrigo com um telefone". Ficava próxima ao córrego de mesmo nome.
"O trecho ali era extremamente sinuoso, como aliás o era toda o
trecho da serra, e a estação ficava no início de um aclive acentuado.
Mesmo as composições de passageiros
tinham problemas quando saíam da estação para subir o aclive
em direção a Serra Azul. Era comum as máquinas terem de retornar
à estação de marcha à ré, e "pegar embalo" a todo vapor para
conseguir subir. Certo dia, os passageiros começaram a reclamar
em alto e bom som da "porcaria" que era aquela via, só que
não sabiam que o sr. James M. Stuart, proprietário da ferrovia
na época, estava dentro do trem. Apesar do trecho ter sido
idealizado pelo seu antecessor Fairbanks, Stuart não gostou das reclamações e vociferou que
não era para ninguém reclamar e, se houvesse alguém incomodado, que se retirasse do trem! Textualmente, disse, com forte sotaque inglês:
não falemmm mal de minha ferrrroviiia. Aliás, ele se achava o dono
do mundo" (Edilson Palmieri, São Simão, 11/2000).
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1898
AO LADO: A notícia da inauguração
da estação em 1898, na ainda V.F São Simão
(Cidade do Rio, RJ, 27/7/1898)
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ACIMA: Caixa d'água em Tamanduazinho, anos 1920 (Autor desconhecido).
(Fontes: Edilson Palmieri; Cidade do Rio, 1898) |
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Atualização:
14.12.2019
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