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VXY Mogiana em MG
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Louzadópolis
Tamanduazinho
Serra Azul
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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V. F. São Simão (1898-1902)
E. F. São Paulo-Minas (1902-1968)
TAMANDUAZINHO
Município de São Simão, SP
Linha-tronco original - km 13   SP-2897
    Inauguração: 07.1898
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: As origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada em quase toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A Estação Tamanduazinho foi inaugurada em 1898, ainda pela Viação Férrea São Simão. "O trecho ali era extremamente sinuoso, como aliás o era toda o trecho da serra, e a estação ficava no início de um aclive acentuado. Mesmo as

composições de passageiros tinham problemas quando saíam da estação para subir o aclive em direção a Serra Azul. Era comum as máquinas terem de retornar à estação de marcha à ré, e "pegar embalo" a todo vapor para conseguir subir. Certo dia, os passageiros começaram a reclamar em alto e bom som da "porcaria" que era aquela via, só que não sabiam que o sr. James M. Stuart, proprietário da ferrovia na época, estava dentro do trem. Apesar do trecho ter sido idealizado pelo seu antecessor Fairbanks,


AO LADO: A notícia da inauguração da estação em 1898, na ainda V.F Sãosimonense (Cidade do Rio, RJ, 27/7/1898)
Stuart não gostou das reclamações e vociferou que não era para ninguém reclamar e, se houvesse alguém incomodado, que se retirasse do trem! Textualmente, disse, com forte sotaque inglês: não falemmm mal de minha ferrrroviiia. Aliás, ele se achava o dono do mundo" (Edilson Palmieri, São Simão, 11/2000). Era inicialmente uma parada, sendo que o grosso do movimento de passageiros e de cargas estava em Santa Maria. Até onde se sabe, mais tarde ali foi construída realmente uma pequena estação (seria ela o "abrigo com telefone" citado mais à frente?), inclusive com desvios. Em 1968, época da desativação da linha, Tamanduazinho era, segundo os relatórios da São Paulo-Minas, apenas "um abrigo com um telefone". Ficava próxima ao córrego de mesmo nome.
(Fontes: Edilson Palmieri; Cidade do Rio, 1898)
     
     
     
     
Atualização: 07.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.