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VXY Mogiana em MG
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(1981-2000):
Roosevelt
Tatuapé
Engenheiro Gualberto
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(2000- ):
Roosevelt
Tatuapé
Itaquera-nova
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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RFFSA (1981-1992)
CPTM (1992-)
TATUAPÉ
Município de São Paulo, SP
Ramal de São Paulo - km   SP-2910
Altitude: -   Inauguração: 05.11.1981
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1981
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação Tatuapé foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Eliseu Resende, em 5/11/1981, e substituiu a estação Clemente Falcão, fechada no mesmo dia por estar a menos de 900 metros da nova estação (Revista Ferrovia, no. 81, de 1981). Por sua vez, ela estava colocada aproximadamente onde um dia foi a Quinta Parada da antiga Central do Brasil. Fica no mesmo prédio da estação Tatuapé do metrô. Na época, estudava-se a implantação de uma estação, praticamente no mesmo local, de nome Tuiuti, mas o o projeto foi abandonado com a abertura de Tatuapé.

Ela faz integração com a estação do metrô, do outro lado do enorme prédio em que ambas se situam. Ali as linhas correm paralelas.

AO LADO: Notícia publicada no jornal vendendo uma chácara "na 5a parada". ou seja, na região junto a ela (Diário Popular, 22/2/1918).

ACIMA: Estação do Tatuapé da CPTM em 25/7/2014 (Foto Carlos Almeida). ABAIXO: Ainda com o símbolo da RFFSA, a foto deve ter sido tomada quando a RFFSA ainda tinha a posse da estação: teoricamente, entre 1981 e 1983, ano em que foi criada a CBTU. No entanto, estas modificções não ocorrem imediatamente... vamos dizer quew a foto seja dos anos 1980 (Foto Caio Cesar Ortega).


(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Caio Cesar Ortega; William Gimenez; Carlos R. Almeida; Diario Popular, 1918; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma de embarque, anos 1990. Foto William Gimenez

A estação do Tatuapé em 28/05/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 25.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.