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VXY Mogiana em MG
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Guilherme Wendell
Tatuí
Santa Adelaide
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana (1889-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
ALL (1998-c. 2013)
TATUÍ
Município de Tatuí, SP
Ramal de Itararé - km 158,407 (1934)   SP-2908
Altitude: 590 m   Inauguração: 11.07.1889
Uso atual: fechada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1932
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Em junho de 1883, a situação das estradas existentes e que ligavam Tatuí às duas cidades

A estação de Tatuí foi aberta em 1889 como ponta de linha do ramal. Existem fontes que dão a inauguração como tendo sido em 20/04/1888, mais de um ano antes.

Em 1932, foi inaugurada uma nova estação, maior que a original, no que parece ter sido uma grande reforma e não a construção de um prédio novo.

Em 31 de julho de 1950, a eletrificação do ramal foi inaugurada em seu primeiro trecho, justamente acabando em Tatuí. Veja aqui a reportagem da Folha da Manhã de 1/8/1950.

Depois da supressão do trem de passageiros do ramal, em 1978, a estação perdeu suas funções. Com a ativação do trem Sorocaba-Apiaí, em 1997, ela voltou a funcionar.

O prédio estava em estado razoável de conservação, mas era uma bela construção ainda em 1998, quando desci lá, passageiro do trem...

"Passei por Tatuí hoje. A estação não está abandonada como as demais, pois ali virou um terminal intermodal para containeres e carretas bi-modais. Menos mal, pois o patrimônio está a salvo" (Carlos Almeida, 03/11/2000).

O trem de passageiros para Apiaí acabou no final de fevereiro de 2001.

A estação ainda funcionava em 2013 como estação intermodal da ALL, atual concessionária da linha. Em 2020, no entanto, estava já fechada e abandonada, assim continuando em 2023.

1883
AO LADO: A situação das estradas na região de Ratuí era péssima no mês de junho (A Provincia de S. Paulo, 15/03/1883).
1883
AO LADO: Em 1883 s Sorocabana já preparava a construção da estação, mas ela somente seria entregue seis anos depois (A Provincia de S. Paulo, 08/06/1883).
1888
AO LADO: Com 6 anos de atraso, Em 11 de outubro, a Sorocabana iniciava as fundações da estaçãoda estação, que ela somente seria entregue no ano seguinte (A Provincia de S. Paulo, 18/10/1888).
1892
AO LADO: A estação fecha com a epidemia de variola na cidade (O Estado de S. Paulo, 22/9/1892).
ACIMA: Acidente com o trem misto de Itapetininga a Boituva na localidade de Boqueirão, próximo à estação de Tatuí, em 1910: "Ocorreu o acidente na manhã de 17 de junho e foi vitimado por uma vaca fugida de um pasto e que se achava na linha, não tendo sido percebida por causa da cerração" (O Malho, 2/7/1910).

1921
AO LADO:
O problema dos jornais na estação de Tatuhy (O Estado de S. Paulo, 15/6/1921).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 180 m; 1934 - Construção de casa para o portador

1933
AO LADO:
A nova estação de Tatuí já estava em operação (O Estado de S. Paulo, 7/2/1933).


ACIMA: Plataforma da estação de Tatuí, vista do trem de passageiros Sorocaba-Apiaí por volta de 10 horas da manhã do dia 13 de maio de 1998, em foto tomada por mim da porta de acesso do trem na volta de Apiaí (Foto Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: A estação de Tatuí, fechada e abandonada, em julho de 2023 (Foto Victor Hugo Silva).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Leandro Guedini; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estaçâo de Tatuí, a original, por volta de 1915. Extraído do livro de Gerodetti e Cornejo, Lembranças de São Paulo 3, 2003.


A estação atual de Tatuí, anos 1930. Autor desconhecido


A fachada da estação de Tatuí, em 13/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma de Tatuí, em 2000, com o trem de passageiros da ALL. Foto Carlos Roberto de Almeida

A plataforma da estação, em 08/2002. Foto Adriano Martins

A estação, em 08/2002. Foto Adriano Martins

A estação em 02/09/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 02/09/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

Portão da estação em 02/09/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Tatuí em 29/12/2013. Foto Leandro Guedini

A estação de Tatuí em 29/12/2013. Foto Leandro Guedini

A estação de Tatuí, fechada e abandonada, em 29/9/2020. Foto Angelo Pereira
     
Atualização: 06.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.