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São Paulo
Railway (1891-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-n/d) |
TÚNEL
Município de Campo Limpo Paulista,
SP |
Linha-tronco - km 121,200 (1935) |
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SP-1053 |
Altitude: - |
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Inauguração: 20.07.1891 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Túnel foi aberto em 1891 e ficava na entrada do túnel de
Botujuru.
Em 1935, o posto ainda existia, conforme listagem oficial da SPR
desse ano. É provável que tenha sido desativado não muito tempo depois.
Poucos se lembram da existência desse posto, sendo que testemunhos
de pessoas residentes em Botujuru dizem que havia apenas uma
cabina de comando de travessões e uma caixa d'água junto à entrada
do túnel, no sentido Francisco Morato-Jundiaí, nos anos 1970,
mas tudo desativado há tempos.
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1897
AO LADO: Acidente com morte no tunel (O Estado de S. Paulo, 33/6/1897). |
ACIMA: Diferentemente da fotografia ao pé da página,
seria este o posto telegráfico do Túnel de Botujuru.
A foto parece ser dos anos 1940 (Autor desconhecido).
ACIMA: O
trem da Cia. Paulista - são os carros verdes da Paulista (os ACF de
1928 e alguns construidos em Rio Claro), este era o trem parador.
A loco da EFSJ é que puxa o comboio - vai ser trocada em Jundiaí
pela da Paulista - que segue no sentido do túnel e da estação
Túnel, vista entre a locomotiva e o morro, à direita
da foto acima (Foto Leonardo Bloomfield, anos 1960).
(Fontes: Maurício Poli; Luiz Rafael de
Souza; Leonardo Bloomfield; São Paulo Railway: Relação
oficial de estações, 1935; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-80) |
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Segundo Maurício Poli, que enviou a foto, este também
poderia ter sido o posto telegráfico de Túnel,
pouco antes do túnel de Botujuru, sentido Jundiaí.
Foto de 1943. Ver também foto maior, acima nesta página
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Restos da caixa d'água do antigo posto, em 12/2003. Foto
Luiz Rafael de Souza |
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Atualização:
21.11.2020
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