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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1902-1916) |
TUPI
Município de São Carlos, SP |
Linha-tronco métrica - km ? |
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SP-2932 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.09.1902 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1902 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: Tupi era
um posto telegráfico, inaugurado em 1902.
Foi desativado em maio de
1915, um ano antes da inauguração do trecho de bitola larga.
Em 1918,
o prédio de Tupi ainda existia, desativado, sendo citado no
álbum dos 50 anos da Paulista. Mais tarde, foi demolido.
Em 1922, uma nova estação, com o mesmo nome, foi inaugurada
pela Paulista, no ramal de Piracicaba
(ver também Tupi-ramal
de Piracicaba). |
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Em 1918, o já desativado posto de Tupi. Álbum
dos 50 anos da Paulista |
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Atualização:
02.05.2018
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