A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Caiubi
Tupi
Parada Boa Vista
...

ramal de Piracicaba-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1922-1971)
FEPASA (1971-1998)
TUPI
Município de Piracicaba, SP
Ramal de Piracicaba - km 105,750   SP-1554
Altitude: 511,500 m   Inauguração: 29.07.1922
Uso atual: velório municipal (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista, mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917 chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta pelo mato.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tupi foi inaugurada em 1922, na abertura do ramal.

Foi rebaixada a parada em 1/10/1968. Nesta condição funcionou até 1977, quando os trens de passageiros foram desativados.

Em 1986, funcionava ali um posto do Correio e também o Centro de Saúde de Tupi. Foi abandonada anos depois, e em 1996 iniciou-se uma reforma do prédio pela Prefeitura. Ela fica ao lado da rodovia SP-135, que liga Santa Bárbara a Piracicaba.

"A estação se tornou velório municipal do distrito de Tupi. Quando estive no local, estavam velando uma senhora e eu não achei oportuno fotografar detalhes da estação. Ela está muito bem conservada, sofreu apenas algumas alteraçôes nos sanitários e uma cozinha foi montada para melhor atender as pessoas" (J. Carlos Bratfich, 07/2003). Mantinha-se como velório em 2018.

1935
AO LADO:
Estação e distrito apenas ganharam iluminação elétrica em 1935 (O Estado de S. Paulo, 9/11/1935)
ACIMA: Moças posam na plataforma da estação de Tupi, provavelmente anos 1950. "Essas moças são minha mãe e a prima dela, esperando o trem das 15h" (Mauricio Arruda Cruz, 10/5/2013) (Autor desconhecido).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1922 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está ainda no pátio de Nova Odessa, de onde todos partiam, puxados geralmente por uma U-9B. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Guillermo Schwarbach; José Pinto Siqueira Jr.; Cesar Café Barreto; J. Carlos Bratfich, 2003; Cia. Paulista: Relatórios oficiais, 1920-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

Estação de Tupi, em início de reforma, em 28/05/1996. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Estação de Tupi, em início de reforma, em 28/05/1996. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação já reformada e como velório, em 07/2003. Foto J. Carlos Bratfich

A estação cercada, em 07/2004. Foto Cesar Café Barreto

Estação de Tupi em 22/8/2009. Foto Guillermo Schwarbach
     

A estação de Tupi em 29/4/2018. Foto Saulo Cabral
     
Atualização: 26.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.