|
|
...
Caiubi
Tupi
Parada Boa Vista
...
ramal de Piracicaba-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1922-1971)
FEPASA (1971-1998) |
TUPI
Município de Piracicaba, SP |
Ramal de Piracicaba - km 105,750 |
|
SP-1554 |
Altitude: 511,500 m |
|
Inauguração: 29.07.1922 |
Uso atual: velório municipal (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado
desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente
em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista,
mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917
chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou
até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola
larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se
na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento
até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das
serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação
Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977,
o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi
abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban
estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta
pelo mato. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Tupi foi inaugurada em 1922, na abertura do ramal.
Foi rebaixada
a parada em 1/10/1968. Nesta condição funcionou até
1977, quando os trens de passageiros foram desativados.
Em 1986,
funcionava ali um posto do Correio e também o Centro de Saúde de Tupi.
Foi abandonada anos depois, e em 1996 iniciou-se uma reforma do prédio
pela Prefeitura. Ela fica ao lado da rodovia SP-135, que liga Santa Bárbara a Piracicaba.
"A estação se tornou velório municipal
do distrito de Tupi. Quando estive no local, estavam velando uma senhora
e eu não achei oportuno fotografar detalhes da estação. Ela está muito
bem conservada, sofreu apenas algumas alteraçôes nos sanitários e
uma cozinha foi montada para melhor atender as pessoas"
(J. Carlos Bratfich, 07/2003). Mantinha-se como velório em 2018.
|
1935
AO LADO: Estação e distrito apenas ganharam iluminação elétrica em 1935 (O Estado de S. Paulo, 9/11/1935) |
ACIMA:
Moças posam na plataforma da estação de Tupi,
provavelmente anos 1950. "Essas moças são minha mãe e a prima
dela, esperando o trem das 15h" (Mauricio Arruda Cruz, 10/5/2013)
(Autor desconhecido).
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1922 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
ainda no pátio de Nova Odessa, de onde todos partiam,
puxados geralmente por uma U-9B. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Guillermo
Schwarbach; José Pinto Siqueira Jr.; Cesar Café Barreto;
J. Carlos Bratfich, 2003; Cia. Paulista: Relatórios oficiais,
1920-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |
Estação de Tupi, em início de reforma,
em 28/05/1996. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
Estação de Tupi, em início de reforma,
em 28/05/1996. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação já reformada e como velório,
em 07/2003. Foto J. Carlos Bratfich |
A estação cercada, em 07/2004. Foto Cesar Café
Barreto |
Estação de Tupi em 22/8/2009. Foto Guillermo Schwarbach |
|
|
|
A estação de Tupi em 29/4/2018. Foto Saulo Cabral |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.07.2019
|
|