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Estrella
Visc. do Rio Claro-velha
Visc. do Rio Claro
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Saída para o ramal de Jaú (1886-1916):
Itirapina-velha
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ramal de Analândia-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Rio-Clarense
(1884-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1940) |
VISCONDE
DO RIO CLARO-VELHA (antiga FEIJÃO)
Município de Itirapina, SP |
Ramal de Analândia - km - |
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SP-2972 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.10.1884(?) |
Uso atual: moradia (2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto
pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal,
de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro
Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que
ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada
como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para
a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando
somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação
original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação
de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início,
em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada
a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se
tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho
entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar
em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos,
logo a seguir, retirados. |
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A ESTAÇÃO: Como já contado
na estação Visconde de Rio Claro (linha-tronco da Paulista,
P/T-30), a estação foi inaugurada em 1884, pela E. F. Rio-Clarense,
com o nome de Feijão, tirado do córrego que passa
junto a ela, e era o ponto em que se separavam os ramais, um indo
para São Carlos, outro para Brotas. A estação foi inaugurada em 1/12/1884 (segundo nota da CP publicada no jornal - ver caixa abaixo de 1884).
A CP cita, no entanto, a inauguração em 1/12/1884 em seus relatórios posteriores, juntamente com a estação de Fortaleza, em relatórios posteriores.
Em 1916, com a retificação feita pela Cia. Paulista da antiga linha
da Rio-Clarense, criaram-se novas estações no trecho entre Rio
Claro e São Carlos. Uma delas se chamou Bifurcação,
nome recebido porque, neste ponto, as duas linhas, a métrica e a nova
(1m60), que coexistiram durante cinco anos, até 1921, juntavam-se
e passavam a correr uma do lado da outra, até São Carlos.
Com o tempo, a velha estação de Visconde do Rio Claro, situada
a uma distância relativamente curta de Bifurcação, acabou por
ser desativada e a linha métrica passou a correr diretamente de Oliveiras
até Bifurcação. Quando isto foi implementado, Bifurcação
tomou o nome de Visconde de Rio Claro; até o dístico de mármore
foi transferido de um prédio para outro.
A estação, "Visconde velha", permaneceu inativa até 1940, quando
a desativação do trecho Analândia-Visconde nova, em agosto,
determinou sua demolição, o que teria ocorrido, segundo o relatório
da Companhia Paulista de 1940, precisamente em outubro de 1940. Porém,
informações recentes dão conta de que, apesar
do relatório, a demolição não ocorreu
e o terreno acabou sendo, em alguma época, cedido a terceiros
com a estação ainda de pé.
Hoje serve de moradia, muito bem cuidada, embora algo descaracterizada,
principalmente internamente. O seu local é uma área de pequenos sítios,
do lado leste da rodovia Washington Luiz, a alguns metros dela,
e não longe da Visconde-nova, que está do outro lado,
à beira do asfalto.
(VER TAMBÉM VISCONDE DO RIO CLARO-NOVA)
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1883
AO LADO: A estação de Feijão (Visconde de Rio Claro-velha) já exportava café para Rio Claro um ano e meio antes mesmo de a linha da CRC ser inaugurada (A Provincia de S. Paulo, 20/3/1883). |
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1884
AO LADO: Em 4 de setembro faleceu o Visconde do Rio Claron e o jprnal contava sua vida - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A REPORTAGEM INTEIRA (A Provincia de S. Paulo, 10/9/1884). |
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1884
AO LADO: Uma data diferente da citada ela CP em seus relatórios... (A Provincia de S. Paulo, 2/12/1884). |
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1886
AO LADO: Desastre na estação (A Provincia de S. Paulo, 7/10/1886). |
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1886
AO LADO: Aventura e imprudência (A Provincia de S. Paulo, 26/10/1886). |
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1887
AO LADO: Agencia do correio na estação (A Provincia de S. Paulo, 22/07/1887). |
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1891
AO LADO: Atropelamenbto ou assassinado perto de Visconde do Rio Claro? (O Estado de S. Paulo, 6/2/1891). |
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1891
AO LADO: Assassinato (ou suicidio?) em Visconde do Rio Claro, que, aliás já tinha este nome desde 1884 (ver caixa deste ano, mais acima, a troca de nome da primitiva estação do Feijão) (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891). |
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1893
AO LADO: Os passageiros que saem de São Paulo para Jaú (com baldeação em Rio Claro para a Rio-clarense)pedem alteração no horário para almoçar na estação de Visconde do Rio Claro (O Estado de S. Paulo,7/10/1893). |
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1898
AO LADO: Expulsão de ciganos do local da estação (O Estado de S. Paulo, 17/10/1898). |
ACIMA: O trem da Paulista, conduzindo o Presidente
Affonso Pena e sua comitiva, na estação de Visconde
de Rio Claro em 1908: populares discutem porque alguns não
tireram o chapéu durante a execução do Hino Nacional.
Houve almoço da comitiva nesta estação nesse
dia (O Malho, 7/5/1908).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Antonio
Gorni; Christian Duch; Tiago Luiz Zacarin; Antonio C. Mussio; João
Pires Barbosa Filho; Filemon Peres; Wilson de Santis Jr.; Cia. Paulista:
Album dos 50 anos, 1918; Cia. Paulista: Relatórios anuais,
1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Visconde do Rio Claro-velha, em 1918.
Foto do álbum dos 50 anos da Paulista |
O dístico de marmore da estação que mais tarde foi
transferido para Visconde-nova e sobrevive até hoje.
Foto do álbum dos 50 anos da Paulista |
Ao lado da caixa d'água da estação, a locomotiva.
Foto do álbum dos 50 anos da Paulista |
A estação em 02/2006. Autor desconhecido |
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Atualização:
09.12.2020
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