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Guatemozim
Usina Ester
Cosmópolis
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Ramal de P. Salles - 1935
IGG-SP-1942
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Carril Funilense
(1899-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960) |
USINA ESTER
(antiga FUNIL)
Município de Cosmópolis, SP |
Ramal de Pádua Salles - km 39,620 |
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SP-2943 |
Altitude: 531 m |
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Inauguração: 1899 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril
Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense,
de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro
de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de
Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não
honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola
foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu
ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921,
a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova
estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles,
com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os
trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios
da velha Funilense. |
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A ESTAÇÃO: A "chave" de
Funil foi inaugurada em 1899 para atender a fazenda Funil,
pertencente aos diretores da Funilense e um pouco antes do
núcleo Campos Salles.
"A Carril Agrícola Funilense
sofreu várias denúncias junto à Secretaria Estadual de Viação e Obras
sobre suas tarifas, que eram mais baixas que as demais e que, por
isso, não conseguia obter o mínimo necessário para se automanter.
Em 1904, de fato, a diretoria da linha férrea a entregou ao Estado
pelo valor de R$ 161:040$000 "além do privilégio, direitos e ações,
o patrimônio da Carril Agrícola Funilense (...) que consiste de 40.685
metros de leito, com 0,60m. de bitola e trilhos de 14,9 quilos por
metro; uma locomotiva em más condições e quatro gôndolas com rodeiros inutilizados; de
um carro de segunda classe imprestável, de 200 trilhos de 14,9 kg
(...) da linha telegráfica; das estações de José Paulino e Barão Geraldo;
das chaves Santa Genebra, Deserto, Engenho, João Aranha e Funil; de
três casas de pau-a-pique para as turmas; de quatro caixas d'água
feitas de madeira, em mau estado; da ponte de madeira sobre o rio
Atibaia, com vão de 30 metros e outro de 40 metros, necessitando substituição
de vigas e dormentes; e da ponte de viga metálica, para pequena carga,
sobre o Jaguari, de 45 metros" (Secretaria Estadual de Viação
e Obras Públicas, Carta hypotecaria sobre a Cia. Carril Agrícola Funilense
APESP - 1904, citada na Revista Nossa Estrada, número 03).
Em
1905, na fazenda, foi instalada a Usina Esther, para
a produção de açúcar de cana. Com o tempo, a estação, nos anos 1910,
tomou o nome da usina. Pelo que se sabe, o trem saía da linha
principal da Funilense, entrando por um pequeno desvio na usina e
atingindo a estação. Em seguida, voltava e tomava a
linha novamente.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico
de categoria C (*).
Foi fechada com a linha, em 1960, mas o prédio
permaneceria em seu lugar, dentro da usina, até hoje (sem confirmação).
ACIMA: Locomotivas em série na entrada da Usina Ester (CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A FOTOGRAFIA) (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A Usina ester e algumas das linhas ferreas (Autor e data desconhecidos).
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1920
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 7/3/1920). |
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo as
"chaves", isto é, os postos onde havia "desvios"
e a Estrada não mantinha empregados, mas onde, por
antiga concessão, ainda se fazia o despacho de mercadorias
com frete calculado pela propria distancia".
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(Fontes: J. Carlos Bratfich; Wanderley Duck; E. F.
Sorocabana: Nossa Estrada, 1953; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; IGG, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A frota de locomotivas da usina Ester, em 15/11/1934. Foto cedida
por J. Carlos Bratfich |
Trem de carga na usina, sem data. Foto cedida por Wanderley
Duck |
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Atualização:
16.08.2019
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