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VXY Mogiana em MG
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Cerquilho
Vereda
Jumirim
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
VEREDA
Município de Cerquilho, SP
Linha-tronco - km 171,635 (1934)   SP-2967
Altitude: 574 m   Inauguração: 28.04.1927
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Logo após a sua inauguração, como posto telegráfico km 182, recebeu o nome de Vereda, em 01/05/1927. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). Em 1986, estava ainda de pé, em estado de completo abandono e semi-depredada. Foi demolida, sobrando de pé apenas um pedaço de

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de casas de madeira para portador

parede... Em 2002, segundo Adriano Martins, somente se conseguia chegar à estação, vindo da estrada de terra que margeia a linha, atravessando capim na altura do peito. Em 2005, a situação já era pior, pois a parede em pé já havia caído mais um pouco.

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Adriano Martins; Stenio Gimenez; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação depredada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Restos da estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação, mais arruinada ainda, em 03/2005. Foto Stenio Gimenez
     
     
Atualização: 19.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.