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VXY Mogiana em MG
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Mogi-Mirim
Vergel
Itapira
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ramal de Itapira-1950

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1932-1971)
FEPASA (1971-1990)
VERGEL
Município de Mogi-Mirim, SP
Ramal de Itapira - km 9,820   SP-2966
Altitude: 637 m   Inauguração: 01.12.1932
Uso atual: centro comunitário de lazer (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1932
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal da Penha foi inaugurado em 1882, com 20 quilômetros, até antiga Penha do Rio do Peixe (Itapira). O trecho de Itapira até Eleutério foi construído pela E. F. Sapucaí, mas encampado pela Mogiana, que não concordou com a posição de ceder sua zona privilegiada. Em 1891, o ramal, agora de Itapira, já chegava a Eleutério. Em 1898, chegou a Sapucaí, já em Minas Gerais, onde se encontrava, agora sim, com a E. F. Sapucaí. O transporte de passageiros durou até 1976, e cargas passaram até uns dez anos depois. Com a supressão da linha mineira, o ramal perdeu a função e foi desativado, tendo seus trilhos sido retirados em 1990, já abandonados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vergel foi construída em 1932, no horto do mesmo nome, da Mogiana, em Mogi-Mirim.

O ramal de Itapira, desativado em 1990, ainda mantinha nos últimos anos o movimento até Vergel apenas, justamente por causa da existência do horto.

"Em 1998 a antiga Fazenda Vergel ou Horto de Vergel foi ocupada por um grupo de sem-terras. O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) realizou a divisão da enorme gleba, deixando algumas áreas sob seu imediato domínio, como o local da antiga estação de Vergel. Através de um trabalho idealizado pela Vereadora e Engenheira Marilene Mariottoni, de Mojimirim (SP), firmou-se uma cooperação entre ITESP, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) e o INCRA, para a recuperação da antiga estação e utilização para atividades sócio-comunitárias. A Vereadora é neta de Antonio Cavalheiro que foi Chefe da Estação de Franca (SP), da Mogiana. Assim, foi implantado o projeto de recuperação e readequação elaborado pelo Arquiteto João Paulo Daolio, prevendo para a antiga sala de malas (armazém) uma sala de capacitação (cursos, palestras, etc), para a casa do chefe da estação, local de atividades comunitárias e para a casa do portador uma cozinha comunitária. A idéia é produzir produtos que possam ser vendidos junto à rodovia SP-147, estrada turística entre Mogi-mirim e Itapira (e às estâncias hidrominerais), de forma a gerar renda para ser revertida ao assentamento. Entre a estação e o lago, há um gramado com play ground para as crianças. Em 30 de abril de 2006 ("Dia do Ferroviário"), foi inaugurado o local com a presença de autoridades e as Presidências da CUT-SP, do INCRA e da União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana (UFAM), bem como representantes do ITESP, os assentados e vários ferroviários aposentados, felizes com a recuperação da Estação Vergel. Atividades de lazer (projeto "Lazer pra Valer" e aulas de capoeira, do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura), de saúde (mutirão de exames e orientações) e para obtenção de documentos estão sendo realizadas no local. Atualmente está em fase de reforma a antiga sede do administrador da Fazenda que será destinada a abrigar um Posto de Saúde da Família (PSF), em convênio do ITESP com a Prefeitura Municipal de Mogi-mirim. Está sendo também recuperada a Igreja de São Pedro e Santo Antonio de Pádua" (Mariangela Mariottoni Daolio, 2007).

Atrás da ex-estação existe um lago.

A estação foi reformada em 2006. O prédio ainda existia em 2010, a cerca de 500 metros ao norte da estrada Mogi-Mirim-Itapira.

Em julho de 2010, a cobertura da porta de entrada da estação já estava destelhada.



1932
AO LADO:
Autorização para a construção do posto telegráfico de Vergel. Veja que a data confere com a da inauguração do posto. Terá sido construído antes da autorização ter sido dada? (O Estado de S. Paulo, 3/12/1932).

ACIMA: Esquema do pátio de Vergel em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999; João Carlos Reis Pinto; Mariangela Mariottoni Daolio, 2007; Rodrigo Cabredo; César Sacco; Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1920-69; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Vergel, em 18/03/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Vergel, em 18/03/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em reforma, em 2006. Foto Mariangela Mariottoni Daolio

A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela Mariottoni Daolio

A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela Mariottoni Daolio

A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela Mariottoni Daolio

A antiga estação em 26/7/2010. Foto João Carlos Reis Pinto
   
     
Atualização: 20.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.