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Mogi-Mirim
Vergel
Itapira
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ramal de Itapira-1950
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1932-1971)
FEPASA (1971-1990) |
VERGEL
Município de Mogi-Mirim, SP |
Ramal de Itapira - km 9,820 |
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SP-2966 |
Altitude: 637 m |
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Inauguração: 01.12.1932 |
Uso atual: centro comunitário de lazer
(2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1932 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal da
Penha foi inaugurado em 1882, com 20 quilômetros, até antiga Penha
do Rio do Peixe (Itapira). O trecho de Itapira até Eleutério foi construído
pela E. F. Sapucaí, mas encampado pela Mogiana, que não concordou
com a posição de ceder sua zona privilegiada. Em 1891, o ramal, agora
de Itapira, já chegava a Eleutério. Em 1898, chegou a Sapucaí, já
em Minas Gerais, onde se encontrava, agora sim, com a E. F. Sapucaí.
O transporte de passageiros durou até 1976, e cargas passaram até
uns dez anos depois. Com a supressão da linha mineira, o ramal perdeu
a função e foi desativado, tendo seus trilhos sido retirados em 1990,
já abandonados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vergel foi construída em 1932, no horto do mesmo nome, da
Mogiana, em Mogi-Mirim.
O ramal de Itapira, desativado em 1990, ainda mantinha
nos últimos anos o movimento até Vergel apenas,
justamente por causa da existência do horto.
"Em 1998 a antiga Fazenda Vergel ou
Horto de Vergel foi ocupada por um grupo de sem-terras. O Instituto
de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) realizou a divisão da enorme
gleba, deixando algumas áreas sob seu imediato domínio, como o local
da antiga estação de Vergel. Através de um trabalho idealizado pela
Vereadora e Engenheira Marilene Mariottoni, de Mojimirim (SP), firmou-se
uma cooperação entre ITESP, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP)
e o INCRA, para a recuperação da antiga estação e utilização para
atividades sócio-comunitárias. A Vereadora é neta de Antonio Cavalheiro
que foi Chefe da Estação de Franca (SP), da Mogiana. Assim, foi implantado
o projeto de recuperação e readequação elaborado pelo Arquiteto João
Paulo Daolio, prevendo para a antiga sala de malas (armazém) uma sala
de capacitação (cursos, palestras, etc), para a casa do chefe da estação,
local de atividades comunitárias e para a casa do portador uma cozinha
comunitária. A idéia é produzir produtos que possam ser vendidos junto
à rodovia SP-147, estrada turística entre Mogi-mirim e Itapira (e às estâncias hidrominerais),
de forma a gerar renda para ser revertida ao assentamento. Entre a
estação e o lago, há um gramado com play ground para as crianças.
Em 30 de abril de 2006 ("Dia do Ferroviário"), foi inaugurado o local
com a presença de autoridades e as Presidências da CUT-SP, do INCRA
e da União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana (UFAM), bem como
representantes do ITESP, os assentados e vários ferroviários aposentados,
felizes com a recuperação da Estação Vergel. Atividades de lazer (projeto
"Lazer pra Valer" e aulas de capoeira, do Departamento de Esportes
e Lazer da Prefeitura), de saúde (mutirão de exames e orientações)
e para obtenção de documentos estão sendo realizadas no local. Atualmente
está em fase de reforma a antiga sede do administrador da Fazenda
que será destinada a abrigar um Posto de Saúde da Família (PSF), em
convênio do ITESP com a Prefeitura Municipal de Mogi-mirim. Está sendo
também recuperada a Igreja de São Pedro e Santo Antonio de Pádua"
(Mariangela Mariottoni Daolio, 2007).
Atrás da ex-estação existe
um lago.
A estação
foi reformada em 2006.
O prédio ainda existia em 2010, a cerca de 500 metros
ao norte da estrada Mogi-Mirim-Itapira.
Em julho de 2010, a cobertura
da porta de entrada da estação já estava
destelhada.
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1932
AO LADO: Autorização para a construção do posto telegráfico de Vergel. Veja que a data confere com a da inauguração do posto. Terá sido construído antes da autorização ter sido dada?
(O Estado de S. Paulo, 3/12/1932). |
ACIMA: Esquema do pátio de Vergel em novembro
de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999;
João Carlos Reis Pinto; Mariangela Mariottoni Daolio, 2007;
Rodrigo Cabredo; César Sacco; Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista,
Jundiaí; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1920-69; IBGE,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Vergel, em 18/03/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Estação de Vergel, em 18/03/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em reforma, em 2006. Foto Mariangela
Mariottoni Daolio |
A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela
Mariottoni Daolio |
A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela
Mariottoni Daolio |
A antiga estação reformada, em 01/2007. Foto Mariangela
Mariottoni Daolio |
A antiga estação em 26/7/2010. Foto João
Carlos Reis Pinto |
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Atualização:
20.04.2018
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