A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1875-1979)
Tujucuê
Mogi-Mirim
Mogi-Guaçu
...
Saída para o ramal de Itapira (1882-1992):
Vergel
...

Tronco CM-1935

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1875-1971)
FEPASA (1971-1979)
MOGI-MIRIM
Município de Mogi-Mirim, SP
Linha-tronco original - km 72,759   SP-2413
Altitude: 611 m   Inauguração: 27.08.1875
Uso atual: Centro de Aperfeiçoamento do Magistério (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1875 com a presença do Imperador Pedro II (ver caixa de 1875, abaixo), a estação de Mogi Mirim foi uma das primeiras da Mogiana.

Fica próxima à área central da cidade, e está desativada desde que os trilhos foram retirados, em 1979, com a construção da variante Guedes-Mato Seco.

Desta estação a saía o ramal de Itapira, que chegava até Sapucaí, já em Minas Gerais. Há, fora da cidade, uma
estação "nova", "padrão Fepasa", construída na variante. Funcionou um bom tempo como terminal rodoviário, depois de desativada em 1979.

Em 2007, a Prefeitura a restaurou e a transformou em um Centro de Aperfeiçoamento do Magistério, "reinaugurando-a" em 19 de maio desse ano. VEJA A ESTAÇÃO RESTAURADA EM 2007

(veja também MOGI-MIRIM-NOVA)

1875
AO LADO:
A notícia esttava 9 dias atrasada - o fato ocorreu em 30 de julho (A Provincia de S. Paulo, 8/8/1875).
1875
AO LADO:
A previsão para a data de inauguração da estação de Mogi Mirim: dia 27 de agosto (A Provincia de S. Paulo, 19/8/1875).
1875
AO LADO:
Trens especiais de inauguração da estação de Mogi-Mirim (A Provincia de S. Paulo, 22/8/1875).
1875
AO LADO:
O jornal local informa que a partir de 29 de agosto os trens passarão a fazer o percurso de Campinas a Mogi Mirim (A Provincia de S. Paulo, 1/2/1876).

ACIMA: Convite oficial para a inauguração da estação de Mogi Mirim no dia 27 de agosto (A Provincia de S. Paulo, 24/8/1875).
1876
AO LADO:
Da mesma forma que aconteceu em Amparo e ao mesmo tempo, a Mogiana modificou seus borarios e com isso prejudicou as duas cidades (A Provincia de S. Paulo, 1/2/1876).

1876
AO LADO: Meninos fazem bagunça na estação (A Provincia de S. Paulo, 11/4/1876).

1876
AO LADO: O carro de passageiros foi esquecido antes da estação e o trem que vinha de Campinas teve de buscá-lo (A Provincia de S. Paulo, 11/4/1876).

1879
AO LADO:
Acidente na estação (A Provincia de S. Paulo, 29/7/1879).
1884
AO LADO:
Em 1884, ainda se vendiam chácaras no local ainda afastado da cidade onde ficava a estação (A Provincia de S. Paulo, 18/5/1884).
1884
AO LADO:
Cai uma arvore nos trilhos em Mogi-Mirim e interrompe o tráfego da Mogiana (A Provincia de S. Paulo, 18/7/1884).
1885
AO LADO:
Acidente entre Mogi-Mirim e Ressaca (A Provincia de S. Paulo, 10/1/1885).
1887
AO LADO:
Desastre em Mogi-Mirim (A Provincia de S. Paulo, 13/5/1887).
1891
AO LADO:
Inauguração do ramal de Itapira até a estação de Eleuterio - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO COMPLETO(O Estado de S. Paulo, 20/10/1891).
1892
AO LADO:
Acidente no pátio de Mogi-Mirim com o trem do ramal de Pinhal (O Estado de S. Paulo, 7/8/1892).
1893
AO LADO: Desastre com morte em Mogi-Mirim (O Estado de S. Paulo, 24/6/1893).
1894
AO LADO: Outro desastre com morte em Mogi-Mirim. Reparem que a notícia confirma que a linha dupla de Campinas a Mogi-Mirim já estava sendo construída no trecho Mogi-Mirim a Ressaca (O Estado de S. Paulo, 1/5/1894).

ACIMA: Novo horário dos trens de Mogi-Mirim a Eleuterio em 1894 (O Estado de S. Paulo, 17/5/1894).
1900
AO LADO: Novidades em Mogi-Mirim. Reforma no botequim da estação; A estação vai ser aumentada e a estação ganha uma privada. Grandes tempos! (O Estado de S. Paulo, 14/02/1900).
1900
AO LADO: O botequim ainda estava em obras! (O Estado de S. Paulo, 25/05/1900).
1900
AO LADO: O restaurante está pronto!! (O Estado de S. Paulo, 13/06/1900).
1900
AO LADO: Acidente em Mogi-Mirim (O Estado de S. Paulo, 13/06/1900).
1915
AO LADO: Denúncia: a praça à frente da estação de Mogi-Mirim estaria em estado lamentável (O Estado de S. Paulo, 8/4/1915).

ACIMA: Faltavam vagões para o transporte de frutas na estação de Mogi-Mirim (O Estado de S. Paulo, 17/2/1916).
1918
AO LADO:
Problemas na plataforma de embarque para o ramal de Itapira (O Estado de S. Paulo, 14/5/1918).
1923
AO LADO:
Problemas na plataforma de embarque para o ramal de Itapira (O Estado de S. Paulo, 12/11/1923).

1940
AO LADO:
Novos horarios para os trens em Mogy Mirim (O Estado de S. Paulo, 5/7/1940).

ACIMA: Comboio da Mogiana na estação de Mogi-Mirim em 1953 (La Vie du Rail, França - cortesia Roland Baraud).

ACIMA: Mapa (parcial) do município de Mogi-Mirim nos anos 1950 - Ver tambem o ramal de Itapira, saindo para leste - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. IX, 1960).
ACIMA: A estação de Mogi-Mirim nos anos 1960 (Cessão: Carlos Missaglia).

ACIMA: A estação em 19/4/2010 (Foto Carlos Roberto de Almeida).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo Nardelli; José Flavio Simone; A. C. Belviso; Roland Baraud; La Vie du Rail, França, 1953; E. F. Mogiana: Relatórios anuais, 1874-1969; A Provincia de S. Paulo, 1884; O Estado de S. Paulo, 1898, 1915, 1916, 1918 e 1923; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; IBGE, 1956; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Mogi-Mirim, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

Estação de Mogi-Mirim, lado da plataforma, anos 1910. Foto cedida por A. C. Belviso

Pátio da estação nos anos 1970. Autor desconhecido

Em 17/01/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/01/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/01/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/05/2007. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 28/12/2016. Foto Paulo Nardelli
 
     
Atualização: 20.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.