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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1894-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
JURUCÊ
(antiga SARANDY)
Município de Jardinópolis, SP |
Linha do Rio Grande - km 329,988 |
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SP-1658 |
Altitude: 578 m |
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Inauguração: 05.09.1894 |
Uso atual: estação rodoviária
e bar (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: A estação foi aberta
em 1894 como Sarandy.
Até o início de 1897, esperava-se que esta estação fosse o ponto de intersecção do futuro ramal de Igarapava. Dois anos depois, foi entregue uma estação, mais ao sul, a de Entroncamento, que seria construída para esse fim (veja caixa abaixo).
Em 1945 teve seu nome alterado, por determinação
do C.N.G..
A reunião que decidiu pelo nome que seria adotado para o
distrito e a estação anos depois, Jurucê,
foi realizada dentro do próprio prédio da estação,
e com o chefe presente, em 1944.
Foi fechada exatamente em 29 de junho de 1973, pelo ferroviário aposentado
Hélio Antonio Fávaro, o último chefe da estação, por ordem
e visita do fiscal de transporte, sr. Benedito Etchebierri,
quando já tinha a quilometragem 315,240.
Os trilhos foram retirados em 1987, um ano antes de o prédio ser reformado
pela Prefeitura de Jardinópolis, que o transformou em estação
rodoviária do distrito e autorizou a instalação de um pequeno bar
em uma de suas salas. A essa altura, o mato sobre o leito estava mais
alto que o telhado.
Hélio Fávaro morava em 10/04/2000 na casa que foi do telegrafista,
ao lado da estação de Jurucê. Ele disse que a casa foi construída
por volta de 1930. A casa estava bem reformada, mas ainda tinha o
estilo e algumas janelas originais. O leito da linha passava encostado
no que era então o fundo da casa. O antigo pátio da
estação era agora uma praça bem cuidada e arborizada.
Já o prédio da velha estação, em 2008,
tornou-se um bar bonito e simpático, de nome Estação
Sarandi, exatamente o velho nome da localidade.
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1897
AO LADO: Em 1897 ainda se tinha como certo que o ramal de Santa Rita do Paraiso (depois ramal de Igarapava) sairia da estação de Saranady. Como sabemos, isto mudou logo depois (O Estado de S. Paulo, 7/2/1897). |
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1921
AO LADO: A reforma da estação não solucionou problemas (O Estado de S. Paulo, 25/7/1921). |
ACIMA: Esquema do pátio de Jurucê
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alejandro Polvorines; Rodrigo Flores; Hélio Favaro; Roni Mantoani;
Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí, SP; Cia. Mogiana:
relatórios, 1875-1969; Cia. Mogiana: álbum, 1910; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Sarandy, c. 1908. Foto do álbum
da Mogiana |
A antiga estação, do lado da plataforma, em 18/11/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação, em 18/11/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A antiga estação em 19/1/2008. Foto Panoramio/Roni
Mantoani |
A velha estação em 25/07/2011. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 29/8/2017. Foto Alejandro Polvorines |
A antiga estação em 20/06/2021. Foto
Rodrigo Flores |
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Atualização:
20.06.2021
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