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Gopoúva
Vila Augusta
Guarulhos
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Cantareira-1950
Guia Levi - 1964
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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Cia. Cantareira
(1916-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965) |
VILA
AUGUSTA
Município de Guarulhos, SP |
Ramal de Guarulhos - km 18,222 (1960) |
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SP-1677 |
Altitude: 752 m |
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Inauguração: 01.12.1916 |
Uso atual: moradia (2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que,
aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal
e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã).
Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária,
Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser
abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve
a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia
o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do
ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter
sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Augusta foi aberta em 1916 (algumas fontes citam
a data como sendo um ano antes, em 24/12/1915), e desativada em 1965,
com o ramal.
"Em 1945, em plena guerra, morávamos em
Vila Augusta, em Guarulhos. Minha mãe dava aula dentro da fábrica
da Companhia Melhoramentos de Papeis, em Caieiras. Coitada, ela levantava
de madrugada, pegava o trenzinho da Cantareira (que passava em frente
à nossa casa), tomava o bonde que subia a rua São Caetano,
adentrava no trem de subúrbio da SPR e em Caieiras ia no trenzinho
da fábrica. Fez esta loucura por um ano letivo. Algumas vezes eu ia
com ela (eu tinha 2 anos)" (Coaraci Camargo, 01/2006).
O prédio ainda existia em 2006, mas já bastante
modificado, na esquina da atual avenida Humberto de Alencar Castello
Branco, antigo leito do ramal, com a rua Augusta. O prédio
da esquina com a atual praça era o da estação;
segundo Marco Antonio Xavier, morador vizinho da antiga estação,
na parede face norte ainda se via um semi círculo que indicava que ali
era a bilheteria.
ACIMA: Reportagem de 1928 sobre as grandes vantagens
de se morar no bairro Vila Augusta (Folha da Manhã, 9/1/1928).
ACIMA:
Venda de lotes com "grande futuro" junto à estação
de Vila Augusta em 1946. Notar que o anúncio fala em "bitola
larga da Sorocabana", o que não é verdade: a bitola
era métrica, como em todo o resto dessa ferrovia, então
dona da Cantareira (Folha da Manhã, 7/7/1946).
ACIMA: 1967 - Demolição em Vila Augusta para a construção da pista do então chamado anel rodoviário de Guarulhos (Autor desconhecido).
ACIMA: A antiga e já desativada estação,
com portas lacradas com tijolos e a avenida recém-construída
no lugar da antiga linha - claramente rebaixada, como se pode ver
pela diferença de nível do velho prédio à
direita. Ano: 1969 (Arquivo Histórico de Guarulhos).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Glaucia
Garcia de Carvalho; Coaraci Camargo;Folha da Manhã, 1928 e
1946; Arquivo Histórico de Guarulhos; Sara Brasil, 1930; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1964; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vila Augusta, supostamente na época
da inauguração em 1916. Autor desconhecido |
O pátio ferroviário de Vila Augusta era onde em
2001 já estava a avenida, à frente. Há
duas casas: a branca... |
...que só pode ser alcançada com a escada, por
causa do rebaixamento do antigo leito da ferrovia para se fazer
a avenida... |
...e, mais ao fundo, uma outra casa, na esquina com uma travessa... |
...cujo jardim à frente da avenida a esconde, nesta foto... |
...mas que pode ser vista nesta foto. Esta era a estação;
até poucos anos antes ainda se lia: "bilheteria".
Fotos Ralph Giesbrecht, em 31/10/2001 |
A estação em 2009. Foto Glaucia G. Carvalho |
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Atualização:
25.11.2019
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