|
|
...
Paranhos
Alfredo Guedes
Lençóis
...
ramal de Bauru-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1898-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ALFREDO
GUEDES
(antiga AREIA BRANCA)
Município de Lençóis
Paulista, SP |
Ramal de Bauru - km 360,841 (1934) |
|
SP-0897 |
Altitude: 511 m |
|
Inauguração: 07.09.1898 |
Uso atual: abandonada (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em
1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY,
esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela
para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde
Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as
linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em
1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de
carga mantém-na ativa até hoje. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
4.644 |
1917 |
7.633 |
1918 |
7.333 |
1922 |
10.820 |
1934 |
11.142 |
1942 |
7.355 |
1943 |
9.126 |
1944 |
12.300 |
1945 |
13.779 |
1951 |
27.619 |
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1898, juntamente com o trecho até a parada de Areia Branca (depois Alfredo Guedes).
Em 1918, o nome original, Areia Branca, tirado de um córrego
da região, foi alterado para Alfredo Guedes (1868-1904),
advogado e político que foi secretário da Agricultura do Estado no
final do século XIX. Foi deputado estadual e era também irmão da socialite Olívia
Guedes Penteado.
O local é um distrito do município de Lençóis
Paulista, distrito este criado em 1934 e
que hoje possui um razoável tamanho, embora
afastado uns sete quilômetros a leste da via Marechal Rondon.
O armazém,
ao lado, abandonado e depredado, é pequeno e ainda ostenta
no dístico: "EFS - 1926". Os desvios foram
retirados.
"Meu pai passeava aos domingos com minha mãe fazendo
o percurso Lençóis-Alfredo Guedes, Alfredo Guedes-Lençois.
E ficavam nesta vida o dia todo" (Adriano Martins, 05/2005).
Em 2013, a situação era ruim. "No ultimo sábado,
7/12, estive em Alfredo Guedes, que é um distrito de Lençóis Paulista
e como estava lá, fui ver a estação e a mesma está abandonada. A parte
onde era o armazém, anexo à estação, está aberta, falta o assoalho,
algumas telhas e há muita sujeira no chão. O restante da estação
está com as portas e janelas lacrados com tijolos. As casas
ao lado da estação também estão abandonadas e lacradas, mas é possível
ver muita sujeira no seu interior. A caixa d'água está podre,
mas sua estrutura feita de trilhos parece em melhor estado. O outro
armazém que fica a alguns metros da estão está sem telhado"
(Douglas Ruzon, 12/2013).
Em 2017, a estação estava abandonada e ameaçando
ruína.
|
1898
AO LADO: A inauguração da estação foi em setembro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO. (O Estado de S. Paulo, 8/9/1898).
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 280 m; 1934 -
Construção de casa de madeira para trabalhador
|
Durante
anos eu desembarquei e embarquei nessa Estação, pois dava aula
na Escola Estadual de Alfredo Guedes. Fazia o trajeto Lençóis
a Guedes durante anos, na década de 1960. Viajava no trem de
passageiros que passava por aqui com destino a São Paulo. Voltava
de misto depois do meio dia. A estação era muito bonita e bem
equipada. Os bancos de madeira eram o conforto para os professores
cansados depois de enfrentar um período de aula, enquanto o
trem não apontava na curva. Tenho na lembrança aquela estaçãozinha
que tanta recordação me deixou. |
Anos 1960
AO LADO: por Meiry Chitto, 20/1/2011.
|
ACIMA: Posando na estação, possivelmente anos 1950 (Foto
Gumercindo Ticianelli Jr.).
ACIMA: Anos 1960 - Substituição da ponte
antiga ('a esquerda) por uma nova (à direita) próximo
à estação de Alfredo Guedes, no ramal de Bauru,
pela Sorocabana.
ACIMA: Início de desmonte
da ponte velha logo depois da instalação da nova nos anos 1960 (Fotos
Orandir Pannucci).
|
1974
AO LADO: Em 1974, as reclamações
sobre os embarques na estação (O Eco, 26/7/1974). |
ACIMA: Em 1974, mais reclamações
sobre os embarques na estação (O Eco, 4/8/1974).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação entre 1898 e
1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma
da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Valdemar Bicudo. Douglas Ruzon; Adriano Martins; Meiry Chitto; Sorocabana:
relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 1991. Foto Valdemar Bicudo |
A estação em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
O armazém, ao lado da estação, abandonado.
Foto Ralph M. Giesbrecht(09/10/1999) |
A estação em 04/2003. Foto Adriano Martins |
Armazém e estação (esta ao fundo), em 12/2009.
Foto Adriano Martins |
A estação em 7/12/2013. Foto Douglas Ruzon |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.04.2023
|
|