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Alfredo Guedes
Lençóis
Virgílio Rocha
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ramal de Bauru-1935
IBGE - 1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1898-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LENÇÓIS
PAULISTA
(antiga LENÇÓIS e UBIRAMA)
Município de Lençóis
Paulista, SP |
Ramal de Bauru - km 383,624 (1924);
km 371,649 (1934); km 343,373 (1960) |
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SP-0460 |
Altitude: 535 m |
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Inauguração: 09.1898 |
Uso atual: terminal rodoviario (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888.
Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta
alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para
fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião
Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as
linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em
1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de
carga mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
9.234 |
1917 |
11.519 |
1918 |
11.974 |
1922 |
37.568 |
1934 |
20.126 |
1942 |
14.727 |
1943 |
13.832 |
1944 |
14.528 |
1945 |
14.570 |
1951 |
26.819 |
A ESTAÇÃO: Os relatórios
da Cia. União Sorocabana e Ytuana não são claros quanto à inauguração
da estação de Lençóis. Eles falam na abertura da estação de
Porto Lençóis em 1897, mas não deixam claro se é algum porto
no rio Tietê ou se alguma estação provisória. Porém, esta estação para a navegação da CUSY realmente existia e, em 1898, mudou de nome para Porto Eliseu justamente por causa da estação ferroviária de Lençóis (veja caixa abaixo).
Algumas literaturas
posteriores falam na inauguração da estação em 28.11.1898. O intendente
municipal, neste ano, o Major Octaviano Martins Brisola, solicitou
da Câmara a aprovação de uma verba de 500$000 para os festejos de
inauguração. Com a gare enfeitada e banda de música, as autoridades
e o povo em geral, no dia dessa inauguração, todos se acotovelaram
na plataforma para esperar a composição oficial, juntamente com o
Sr. João Baccilli, empreiteiro e construtor do prédio.
O primeiro
trem, entretanto, havia chegado três meses antes, em 29 de agosto,
carregado de trilhos e madeiras para a construção da linha e pátio.
Outras fontes (ver caixas abaixo) dão a inauguração como tendo sido em setembro, perto do dia 10, mas não são exatas.
Segundo relatórios da CUS&Y, o prédio da estação somente foi terminado
em 1900. Historiadores também afirmam que a estação deveria
ter sido construída em outro local e por pressão dos políticos teve
o seu local transferido para onde foi efetivamente construída.
Em 1939, foi entregue o prédio atual. O prédio original foi
mantido com outras funções, a poucos metros do atual,
e até hoje segue em pé.
No final dos anos 1940, a cidade e a estação tiveram
o nome alterado para Lençóis Paulista.
Antes, porém, em 1944, ambos tiveram o nome de Ubirama.
Em 1999, a estação estava ainda funcionando precariamente, com um
chefe, e o prédio mal conservado, com inúmeras infiltrações na cobertura
de concreto da plataforma. Também havia dois funcionários da
manutenção da via permanente da Ferroban, cuidando do mato nos trilhos.
Havia vagões no pátio.
"Estive hoje em Lençóis. Ao passar em frente à estação
vi uma placa anunciando o seu restauro. Conversei com um vigia do
local. Ele adiantou que a igreja católica local está usando as dependências
do prédio para distribuição de cestas básicas e que a prefeitura está
procurando parceria, distribuindo panfletos à população para
angariar fundos. Saí um pouco mais feliz do local" (Adriano
Martins, 26/10/2003).
A estação, reformada, era hoje sede em 2006 de uma ONG.
Em 2019 foi restaurada novamente e tornou-se terminal de ônibus.
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1898
O primeiro trem chega a Lençois. Não era ainda a inauguração oficial da estação, que se daria em novembro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A REPORTAGEM (O
Estado de S. Paulo, 1/9/1898). |
ACIMA: Noticia da inauguração
do trecho do ramal de Bauru em Lençois em 1898 - CLIQUE
SOBRE A NOTICIA PARA VE-LA INTEIRA (Gazeta de Noticias, 10/9/1898).
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1898
Agora sim, a estação de Lençois e mais 4 outras foram inauiguradas - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A REPORTAGEM (O
Estado de S. Paulo, 9/9/1898). |
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1898
A estação fluvial da cidade muda de nome para Porto Eliseu (O
Estado de S. Paulo, 24/10/1898). |
ACIMA: A chegada do General Pietro Badoglio,
do Exercito Italiano, em Lençóis, em 1924, em
visita à colônia italiana (Acervo Alexandre Chitto).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de casa de madeira para
guarda-fios
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ACIMA: A estação recém-construida.
Foto possivelmente do final dos anos 1930 (Autor desconhecido).
ACIMA: A linha como era em 1945 (Arquivo do Estado de
São Paulo).
1976
AO LADO: A estação de Lençois permaneceria aberta para cargas pois era a mais lucrativa do ramal. Até quando? (O Eco, 5/12/1976). |
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ACIMA: A estação vista da cidade. Pode-se notar
ainda o armazem (à direita, atrás da plataforma), uma
casa da ferrovia (à esquerda, somente com o telhado por sobre
as árvores e a linha, onde os trens teimam em passar) (Foto
Adriano Martins, dezembro de 2008).
ACIMA: A linha vermelha indica o traçado da linha férrea
original de Lençóis Paulista. A modificação
para a linha atual (em diagonal no mapa) foi feita nos anos 1950-60.
A estação permaneceu no mesmo local (Google Maps, 2015
- diagrama Adriano Martins).
ACIMA:
A entrada principal da estação, depois de restaurada em 2019 (Autor desconhecido).
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ACIMA:
Vista da estação em 2021 (RamDrone).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação entre 1898 e
1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma
da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Rafael Ramponi; Nilton
José Gallo; Fabio Henrique Frezza; José H. Bellorio;
Acervo Família Chitto; Arquivo do Estado de São Paulo;
Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969; da Cia. Ytuana: relatórios
anuais, 1873-1891; IBGE, 1973; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A primeira estação de Lençóis no
dia da chegada do primeiro trem, em 1898. Acervo Família
Chitto |
A estação em 1989, ainda limpinha. Foto Adriano
Martins |
Plataforma de embarque em 1989. A placa não mais existe.
Foto Adriano Martins |
A estação velha, ainda de pé, em 1989.
(Compare com a foto acima desta de 1898). Foto Nilton José
Gallo |
A estação de Lençóis, em 20/05/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Lençóis, lado da plataforma,
em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação em 23/03/2001. Foto José
H. Bellorio |
Fachada da estação em 23/03/2001. Foto José
H. Bellorio |
Fachada da estação em 23/03/2001. Foto José
H. Bellorio |
Plataforma da estação em 23/03/2001. Foto José
H. Bellorio |
Sobre a porta de entrada da estação de Lençóis,
o vitral mostra o trem saindo de um túnel. Foto, em 2002,
de Adriano Martins |
A estação antes da restauração,
em 2006. Foto Fábio Henrique Frezza |
Foto panorâmica da estação, por Adriano
Martins em 4/2010 |
A estação vista do céu. Foto Rafael Ramponi
em março de 2015 |
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Atualização:
05.06.2021
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