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Ambuitá
Amador Bueno-nova
Parada 46
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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FEPASA (1985-1994)
CPTM (1994-2010) e (2014-) |
AMADOR
BUENO-NOVA
Município de Itapevi, SP |
Linha-tronco - km 42,624 |
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SP-0902 |
Altitude: 768 m |
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Inauguração: 21.06.1985 |
Uso atual: demolida em 2011 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2014 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Em 1985,
uma construção precaríssima passou a ser a nova versão
da estação de Amador Bueno, substituindo a antiga,
de 1938. Ela passou a ser a última do trecho Itapevi-Amador Bueno,
atendido pelos trens metropolitanos japoneses da Fepasa, e alguns
anos mais tarde da CPTM, e também a última do trecho oeste de subúrbio.
O prédio, muito mais bonito, foi desativado, situado pouco
mais à frente na linha.
"Em Amador Bueno, seguimos um desvio que sai de trás
da estação e vai para a esquerda e encontramos um lugar
onde os postes da rede aérea estão de pé, mas
os trilhos estão cobertos de terra. Parecia ser um pátio,
ou um triângulo para virar locomotivas, ou até um ramal
velho..." (Luis Rafael de Souza, 18/04/02).
"As bilheterias existentes nas estações Amador
Bueno, Ambuitá e Santa Rita visavam agilizar a transferência
entre os modais da Fepasa (entre trem japonês e trem francês),
embora os usuários ainda pudessem adquirir o bilhete na própria
estação Itapevi. A única exceção
era por conta da Parada Cimenrita, que não era dotada de bilheteria
e tão pouco de sanitários públicos e que também
acomodava apenas três carros do trem japonês. Hoje resta
apenas a bilheteria exclusiva da estação Itapevi, as
demais das outras estações foram fechadas em decorrência
de diversos assaltos que sofreram nos últimos tempos em que
estiveram em operação" (Ricardo Koracsony,
02/2005).
A CPTM atualmente chamava esta e as outras quatro estações
da extensão da linha B de paradas, justamente porque hoje funcionam
apenas como ponto de embarque e desembarque, sem praticamente nenhuma
infraestrutura.
Em 30 de abril de 2010, o último trem metropolitano, o Toshiba
mais do que cinquentenário, passou pela estação,
que foi então fechada para reforma da linha que deveria durar
18 meses.
O fechamento permaneceu por 4 anos. A estação foi demolida logo
depois disso. Mas veio a nova, no mesmo local, totalmente reconstruída
e que foi inaugurada com a volta do tráfego, com trens novos,
em 3 de abril de 2014.
(veja também AMADOR BUENO)
ACIMA: O trem "Rio Claro" em Amador Bueno em agosto de 1985 (Autor desconhecido).
ACIMA:
O trem "Rio Claro" em Amador Bueno em 1997 (Foto
O Estado de S. Paulo, 12/6/1997).
ACIMA: Trem Toshiba chegando de Itapevi na manhã
de 11/10/2009 (Foto Ralph M. Giesbrecht na manhã de 11/10/2009).
ACIMA: Belíssima casa ferroviária
entre as estações de Ambuitá e de Amador Bueno,
mais próxima desta última, ao lado direito da linha
sentido interior (Foto Ralph M. Giesbrecht na manhã de 11/10/2009).
ACIMA: (esquerda) Prédios
da estação - o azul ao fundo, mais parecido com uma
cabine de controle, e o branco - ao lado esquerdo da linha sentido
interior. Um era a bilheteria. Não são utilizados mais
pela CPTM. (direita) Sinaleiro abandonado e já com peças
faltantes na saída do pátio, sentido interior. O caminho
de terra ao lado era utilizado pelo antigo triângulo de reversão
e era sua saída (Fotos de Ralph M. Giesbrecht na manhã
de 11/10/2009).
ACIMA:
No inicio de 2012, o trem não passava, pois a linha
estava em obras (ver texto mais acima). O trem da ALL que por ali
passava era um cargueiro com areia vindo de Piramboia para São
Paulo. O predio amarelo ao fundo era a velha estação
de 1938 já descaracterizada - foi demolida pouco depois. A
construção vermelha era ainda a estação
de 1985, que também seria derrubada logo depois (Foto Carlos
Roberto de Almeida, 3/1/2012).
ACIMA: Foto aérea da estação terminal da linha 8 da CPTM em março de 2022. A linha, nesse ponto, continua dividindo a parte urbana do pequeno bairro e sua parte rural, esta à direita na foto. Para além da estação, o pátio de manobra ao fundo e, logo após, seguia a linmha da antiga Sorocabana. Digo "seguia", pois desde 2016 tudo está cheio de mato ou mesmo sem trilhos, largado pela CPTM, sentido Mairinque e também Presidente Epitacio, ponto final da antiga linha, a 800 quilômetros para oeste}(Foto Rivaldo Gomes, Folhapress, em 20/3/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisas locais; Anderson Alvez;
Carlos Roberto de Almeida; Diego Silva; Eduardo Tomanik; Luiz Rafael
de Souza; Edson Castro; Ricardo Koracsony; O Estado de S. Paulo, 1997;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação da CPTM, em 21/05/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação da CPTM em 2001. Foto Eduardo Tomanik
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Entrada do pátio da estação de Amador Bueno-nova
em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação de Amador Bueno-nova em 08/2002. Foto
Ricardo Koracsony |
Locomotivas no pátio da estação de Amador
Bueno-nova em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony |
Um trem metropolitano todo pichado chega à estação,
vindo de Itapevi, em 01/2003. Foto Edson Castro |
A estação em 11/10/2009 (sentido São Paulo).
Ao lado, vagões de bobinas. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A noova estação já pronta em 31/7/2013,
quase um ano antes da inauguração. Foto Diego
Silva |
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Atualização:
31.05.2022
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