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VXY Mogiana em MG
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Ambuitá
Amador Bueno-nova
Parada 46
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
 
FEPASA (1985-1994)
CPTM (1994-2014)
AMADOR BUENO-NOVA
Município de Itapevi, SP
Linha-tronco - km   SP-0902
Altitude: -   Inauguração: 21.06.1985
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2014
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Em 1985, um prédio precaríssimo passou a ser a nova versão da estação de Amador Bueno, substituindo a antiga, de 1927. Ela passou a ser a última do trecho Itapevi-Amador Bueno, atendido pelos trens metropolitanos japoneses da Fepasa, e alguna anos mais tarde da CPTM, e também a última do trecho oeste de subúrbio. O prédio de 1938, muito mais bonito, foi desativado, situado pouco mais à frente na linha. "Em Amador Bueno, seguimos um desvio que sai de trás da estação e vai para a esquerda e

ACIMA: Trem Toshiba chegando de Itapevi na manhã de 11/10/2009. ABAIXO: Belíssima casa ferroviária entre as estações de Ambuitá e de Amador Bueno, mais próxima desta última, ao lado direito da linha sentido interior (Fotos Ralph M. Giesbrecht na manhã de 11/10/2009).

ABAIXO: (esquerda) Prédios da estação - o azul ao fundo, mais parecido com uma cabine de controle, e o branco - ao lado esquerdo da linha sentido interior. Um era a bilheteria. Não são utilizados mais pela CPTM. (direita) Sinaleiro abandonado e já com peças faltantes na saída do pátio, sentido interior. O caminho de terra ao lado era utilizado pelo antigo triângulo de reversão e era sua saída (Fotos de Ralph M. Giesbrecht na manhã de 11/10/2009).

encontramos um lugar onde os postes da rede aérea estão de pé, mas os trilhos estão cobertos de terra. Parecia ser um pátio, ou um triângulo para virar locomotivas, ou até um ramal velho...
" (Luis Rafael de Souza, 18/04/02). "As bilheterias existentes nas estações Amador Bueno, Ambuitá e Santa Rita visavam agilizar a transferência entre os modais da Fepasa (entre trem japonês e trem francês), embora os usuários ainda pudessem adquirir o bilhete na própria estação Itapevi. A única exceção era por conta da Parada Cimenrita, que não era dotada de bilheteria e tão pouco de sanitários públicos e que também acomodava apenas três carros do trem japonês. Hoje resta apenas a bilheteria exclusiva da estação Itapevi, as demais das outras estações foram fechadas em decorrência de diversos assaltos que sofreram nos últimos tempos em que estiveram em operação" (Ricardo Koracsony, 02/2005). A CPTM atualmente chama esta e as outras quatro estações da extensão da linha B de paradas, justamente porque hoje funcionam apenas como ponto de embarque e desembarque, sem praticamente nenhuma infraestrutura. Havia boatos de desativação da linha em outubro de 2009 para (ou não) aumento de bitola e mudança de TUEs, mas até agora nada. Em 30 de abril de 2010, o último trem metropolitano, o Toshiba mais do que cinquentenário, passou pela estação, que foi então fechada para reforma da linha que deveria durar 18 meses. Durou 4 anos. A estação foi demolida logo depois disso. Mas veio a nova, no mesmo local, totalmente reconstruída e que foi inaugurada com a volta do tráfego em 3 de abril de 2014. (veja também AMADOR BUENO)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisas locais; Anderson Alvez; Carlos Roberto de Almeida; Eduardo Tomanik; Luiz Rafael de Souza; Edson Castro; Ricardo Koracsony; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação da CPTM, em 21/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação da CPTM em 2001. Foto Eduardo Tomanik

Entrada do pátio da estação de Amador Bueno-nova em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação de Amador Bueno-nova em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony

Locomotivas no pátio da estação de Amador Bueno-nova em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony

Um trem metropolitano todo pichado chega à estação, vindo de Itapevi, em 01/2003. Foto Edson Castro

A estação em 11/10/2009 (sentido São Paulo). Ao lado, vagões de bobinas. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 03.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.