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Andradina-nova
Andradina
Paranápolis
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1937-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ANDRADINA
Município de Andradina, SP |
Variante de Jupiá - km 141,700
(1937) Linha-tronco - km 408,541 (1960) |
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SP-0917 |
Altitude: 387 m |
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Inauguração: 11.07.1937 |
Uso atual: desconhecido (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir
de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Andradina foi inaugurada em 1937; esse mesmo dia é considerada
a data da fundação da cidade, por Antonio Joaquim de Moura Andrade,
daí o nome Andradina. A cidade foi aberta em terras da fazenda
Guanabara, existente desde 1929 e de propriedade de Moura Andrade.
Apenas cinco meses depois a vila já era elevada a distrito, e, um
ano depois, a município, demonstrando um crescimento muito rápido
em uma região anteriormente tomada pela malária e pela leishmaniose.
Aberta na variante de Jupiá, em 1940 passou a integrar a linha-tronco
da Noroeste.
A estação possuía um
ramal ferroviário exclasivo para um frigorífico da cidade. Ele já não estava mais ativo nos anos 1990.
Em 1986, a construção de uma estação nova,
fora da cidade, mas sem a construção de uma variante,
fez com que o pátio ferroviário fosse transferido para
a nova estação, que recebeu o nome de Andradina-nova;
a antiga teve todo o pátio e trilhos retirados, menos à linha
principal. que continuava até 2021 sendo passagem dos cargueiros
- o trem de passageiros desapareceu em 1993. Este fato acabou ameaçando
de demolição o prédio da velha estação; entretanto, salvo pelo tombamento
municipal, em 1998 estava ameaçando ruir por falta de conservação.
Em 2014 estava extremamente bem conservada (pelo menos externamente),
mas seu uso me era desconhecido.
(ver também ANDRADINA-NOVA)
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TRENS - De acordo com os guias de horários,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1937 a 1993. Veja aqui horários
em 1948 ( Guias Levi). |
ACIMA: inauguração de três estações na variante da Noroeste em 1937 (O Estado de S. Paulo, 18/7/1937).
ACIMA:
A locomotiva a vapor espera, junto à plataforma da então
bem tratada estação de Andradina, em foto sem data,
provavelmente anos 1940 (Acervo Instituto Geográfico e Cartográfico).
ABAIXO: Toras de madeira ao longo da linha e junto à
estação, que está ao fundo (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Os trens estavam dando trabalho em
1964 na passagem pelo centro da cidade (Folha de S. Paulo, 15/3/1964).
ACIMA: A estação da Noroeste em Andradina deve ster seu local alterado em 1990, mas havia gente que ainda resistia à mudança (O Estado de S. Paulo, 12/9/1990).
(Fontes: Odilio Pereira de Queiroz Neto; Silvio Rizzo; José
H. Bellorio; Luziana Q. Alcântara: Andradina - A Terra do Rei
do Gado (1837-1969); O Estado de S. Paulo, 1937 e 1998; Instituto
Geográfico e Cartográfico de São Paulo; E. F.
Noroeste do Brasil: Relatório oficial de estações,
1937; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação nos anos 1950. Foto do livro Andradina
- A Terra do Rei do Gado (1837-1969) de Luziana Q. Alcântara |
A estação de Andradina, ainda ativa, em 10/1979.
Foto José H. Bellorio |
A praça em frente à antiga estação,
em 1998. Foto O Estado de S. Paulo, 07/01/98 |
A estação, em 13/08/2001. Foto José H.
Bellorio |
A estação, em 13/08/2001. Foto José H.
Bellorio |
A estação, em 13/08/2001. Foto José H.
Bellorio |
A estação em 02/2014. Foto Odilio Pereira de Queiroz
Neto |
A estação em 02/2014. Foto Odilio Pereira de Queiroz
Neto |
A estação em 2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
19.08.2022
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