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Santa Terezinha
Antonio João
Barueri
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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E. F. Sorocabana
(1941-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
ANTONIO
JOÃO
Município de Barueri, SP |
Linha-tronco - km 24,800 (1960) |
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SP-0942 |
Altitude: 717 m |
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Inauguração: 18.03.1941 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1982 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Antônio João foi inaugurada em 1941.
O nome
homenageia o patrono dos oficiais que fizeram carreira desde soldado
do quadro auxiliar de oficiais, o Tenente Antonio João da Silva,
herói da Guerra do Paraguai. "Quando o exército criou a guarnição
militar de Quitaúna no início do século passado (que era na ocasião
a maior guarnição militar depois da Vila Militar no Rio de Janeiro,
então capital federal), comprou uma fazenda ao sul da Sorocabana na
atual Barueri. Então o Exército criou a Granja Militar, para abastecer
aquela guarnição, com víveres perecíveis. A pedido dele, a Sorocabana
criou, para atender a granja, a parada do km 25 (muito antes de existir
o Arsenal de Guerra). A granja militar se chamava Antonio João. Fazem
parte desta fazenda os terrenos e todas as guarnições militares lá
existentes hoje" (Coaraci Camargo, 11/2007).
O prédio
(na verdade, coberturas sobre as duas plataformas) atual, aberto em
12/11/1982, atende aos trens urbanos da CPTM, e ao bairro de Aldeia
de Barueri. Fica à margem direita da rua Anhangüera, sendo
uma das estações mais feiosas do trecho de subúrbio, não muito
mais que uma (duas, uma de cada lado da linha) plataforma coberta.
"Essa é uma de minhas estações preferidas, muitas foram as
vezes que eu me deslocava até ela só para ver o PS que partia às 17
horas da Barra Funda passar rumo à Presidente Prudente, sempre ele
passava no máximo a 45 km/h. Recentemente a estação passou por uma
modernização e reforma, os muros foram aumentados em 1,20 m mas mesmo
assim a evazão ainda é grande, vejo algumas pessoas escalando mais
de 3 metros com a maior facilidade para economizar R$ 2,10 e os seguranças,
para variar, fazem vista grossa. As plataformas receberam assentos
dos carros reboque #2 dos TUE's Sorafame da série 5500, hoje eles
rodam com 8 carros ao invés de 12 como tempos atrás, a CPTM alega
que os carros reboque #2 ou B eram muito leves e por isso haviam constantes
descarrilamentos na linha F, a idéia é muito interessante além de
dar alegria para a velha estação. Ela consegue abrigar simultaneamente
24 carros do TUE Francorail - MTE, 12 por plataforma" (Ricardo
Koracsony, 10/2005).
A passagem de nível que existia ao
lado da estação (ver foto abaixo) foi extinta em 2006,
quando ficou pronto o viaduto sobre a linha, construído para
evitar acidentes, como o de um ônibus que se chocou contra o
trem, em 23 de novembro de 2000.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
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1897
AO LADO: A ponte sobre o rio Cotia, a poucos metros de onde seria construída a estação de Antonio João 44 anos depois, teve de ser substituída em 1897. E esta ponte provavelmente não é a que existe hoje no mesmo local (O Estado de S. Paulo, 28/4/1897). |
ACIMA: A antiga estação de Antonio João em data ignorada (Extraido de EP 1/6 - Fiação SulAmericana - YouTube, em 09/03/2022 - documentário sobre a Fiação SulAmericana, em Caprapicuíba).
ACIMA: A passagem de nível ao lado da estação de Antonio João em 1992 (Foto Carlos
R. de Almeida em 12/10/1992).
ACIMA: O trem de longo percurso - em 1995, eles
ainda existiam - passa pela porteira que ficava ao lado da estação
de Antonio João, á direita da foto. Essa porteira foi
extinta por volta de 2005, com a construção de um viaduto
sobre a linha. Os carros mostrados na foto são: da direita para a
esquerda, um carro de primeira classe (Budd 800); um carro-restaurante
(Budd 500) e na ponta, do lado esquerdo, um carro-dormitório (Budd
800), todos num trem da (saudosa?) Fepasa (Foto Carlos Roberto de
Almeida, em 9 de dezembro de 1995).
ACIMA: O mesmo local em foto
de 2013: o viaduto foi construído sobre a linha e a passagem
de nível desapareceu. A fiação elétrica
nos postes aumentou dramaticamente; a estação continua
do mesmo jeito, uma das piores da linha em termos de infraestrutura
(Foto Carlos R. Almeida em janeiro de 2013).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
Roberto de Almeida; Charles F. Camara; Ricardo Koracsony; Coaraci
Camargo; William Gimenez; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Antonio João, anos 1990. Foto
cedida por William Gimenez |
Estação de Antonio João, em 08/2002. Foto
Ricardo Koracsony |
A estação em 03/2003. Foto Adriano Martins |
A estação em 2005. Foto Ricardo Koracsony
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A estação em 2/4/2012. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
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Atualização:
28.06.2023
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